Por conta da calamidade e da situação de emergências nos municípios alagoanos atingidos com as chuvas, deixando mais de 30 mil pessoas desabrigas, o prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus, decidiu suspender a programação do Marechal Forró Folia, que neste sábado teria as apresentações de Mano Walter, Forró do Tchê e Marreteiros do Forró.
“Temos compromissos com os artistas que se apresentariam nesta noite, mas tenho convicção que eles também estão solidários às famílias atingidas”, disse o prefeito. Cristiano Matheus também confirmou que Marechal Deodoro conta com uma força-tarefa coordenada pelo coronel Jadir Ferreira, coordenador da Defesa Civil do município.
“Na semana passada tivemos 96 famílias atingidas pelas chuvas e conseguimos evitar mortes. A Prefeitura disponibilizou alojamentos para todos os desalojados e deu toda assistência, como cestas básicas, colchões, cobertores e acompanhamento médico. Tenho informações de que até agora não temos desalojados, mas por conta do volume de água que está vindo da Zona da Mata, pelo Rio Mundaú, e do Vale do Paraíba, pelo Rio Paraíba, a situação também deve se complicar por aqui. Nossas equipes estão em alerta geral para que as famílias tenham toda assistência que necessitarem”, disse Mateus.
Os municípios mais atingidos foram: São José da Laje, Santana do Mundaú, União dos Palmares, Branquinha, Murici, Joaquim Gomes, Jundiá, Quebrangulo, Paulo Jacinto, Viçosa, Cajueiro, Capela, Atalaia, São Luis do Quitunde, Matriz do Camaragibe e Rio Largo.
Na maior parte das localidades, serão disponibilizados botes para retirar as vítimas que ficaram ilhadas em residências e precisaram ser encaminhadas para ginásios de escolas. Nos locais onde houver correnteza, apenas os helicópteros podem acessar as casas.