Em nota, presidenta do Sindspem explica motivos
O bloco Sindsfolia que já fez história no Carnaval de Penedo devido à sua organização e alegria dos foliões, esse ano não desfilará pelas ruas do histórico município. Em nota, a presidenta do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo – SINDSPEM, Ana Flavia Teixeira, explica que devido à crise e em respeito aos comerciantes e servidores a agremiação carnavalesca não participará do Carnaval na cidade ribeirinha.
Confira nota na íntegra:
Diante da crescente procura sobre o bloco de carnaval do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo – SINDSPEM, a diretoria torna público os seguintes esclarecimentos sobre a impossibilidade de colocar o Sindsfolia nas ruas de nossa cidade em 2016.
Como é de conhecimento geral, o momento de crise financeira geral exige a adoção de medidas responsáveis. Bancar uma festa à altura da merecida por nosso funcionalismo municipal exige um investimento financeiro alto e não há verba disponível para tanto.
Além disso, a diretoria cobra, reiteradamente, uma extensa pauta de reivindicações do funcionalismo municipal. São direitos restritos a algumas categorias, outros estendidos quase que integralmente para todo trabalhador da Prefeitura de Penedo, caso das perdas salariais, acumuladas ao longo de anos, sem sequer reajuste pelo índice de inflação.
Além disso, estamos nos preparando para lançar a campanha salarial de 2016, ao tempo em que buscamos solução para o convênio entre servidores e comércio local, com proposta encaminhada ao governo municipal desde dezembro de 2015.
Diante do panorama atual, seria imprudente comprometer as finanças do SINDSPEM com um bloco de carnaval. O senso comum também sabe que edições anteriores contaram com injeção financeira da Prefeitura de Penedo.
Em 2014, o ‘patrocínio’ que teria sido prometido pelo governo não foi repassado, conforme declarações públicas da ex-presidente do SINDSPEM, Sandra Alves. Não podemos nos arriscar numa empreitada que até poderia ter sido viabilizada se não tivéssemos firmeza em nossa política sindical.
Ao contrário dos que maltratam o funcionalismo municipal, o SINDSPEM não tem bandeira partidária. Não somo contra ou a favor de político A ou B. Se fosse para ‘partidarizar’ o sindicato/bloco, teríamos aceito o apoio financeiro de pessoas públicas que nos procuraram, personagens locais que apoiam ou são opositores do governo municipal.
Antes o compromisso isento de qualquer motivação partidária com o servidor, nossa razão de existir, do que o favor devido, a quem quer que seja, por interesse político. Agradecemos as ofertas, mas não podemos nos sujeitar à evidência de uma relação ‘suspeita’.
Por fim, o SINDSPEM deseja a todos os servidores públicos municipais e à população de Penedo um carnaval de paz e harmonia, com muita responsabilidade e consciência, para que a brincadeira comece e termine com alegria.
