×

Alagoas

População quer saneamento ambiental em Igreja Nova

A prioridade resumiu a aprovação das sugestões apresentadas durante a 1ª Conferência Municipal da Cidade de Igreja Nova

A população igrejanovense decidiu que o município precisa de saneamento ambiental, o que significa ter abastecimento com água potável, esgotamento sanitário, tratamento de esgoto, drenagem, coleta de lixo e aterro sanitário. A prioridade resumiu a aprovação das sugestões apresentadas durante a 1ª Conferência Municipal da Cidade de Igreja Nova, evento realizado nesta quinta-feira, 23 de maio, com grande presença de público.

Cerca de 120 participantes reuniram-se no auditório da Escola Estadual Pedro Reys para debater e definir propostas que também serão discutidas em nível estadual e federal, conforme previsto no planejamento do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU). O município que deixar de promover sua conferência estará impedido de participar de editais lançados pelo Ministério das Cidades a partir de 2015, conforme explicou Elisa Braga Valcacer, representante da Secretaria Estadual de Articulação Social (SEAS) que falou sobre o SNDU e os temas a serem debatidos nos grupos de trabalho que elaboraram as propostas.

A necessidade de se debater o que é necessário para Igreja Nova foi ressaltada pelo Prefeito Augusto Souza durante a abertura do evento prestigiado por representantes dos poderes públicos (Executivo e Legislativo) e sociedade civil organizada. Gestor da SEAS, Claudionor Araújo parabenizou a mobilização realizada pela Prefeitura de Igreja Nova, trabalho que gerou a participação efetiva dos setores convocados para a Conferência que também decidiu a necessidade de atualização do Plano Diretor do Município.

Após a elaboração das propostas nos quatro grupos de trabalho e a definição, por meio do voto dos delegados e delegadas, a plenária decidiu os representantes do município para a 5ª Conferência das Cidades, evento a ser realizado em Maceió. Pelo Poder Público, Igreja Nova será representada por Maria Helena Rocha Cadete, assistente social do CRAS, com suplente o Secretário Municipal de Transporte, Henrique Vasconcelos. José Sandro Santos, líder das comunidades remanescentes quilombolas Sapé e Palmeira dos Negros representará a sociedade civil junto com José dos Santos Lima, membro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Igreja Nova. Marleide Barbosa de Matos é a suplente desse setor.