×

Penedo

População penedense adere a campanha de combate a dengue

Duas caçambas retiraram lixo arrecadado

A Associação de Moradores da Rua Fernando Peixoto e adjacências promoveu durante o domingo (30) um grande mutirão de combate aos focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue. A iniciativa que contou com o apoio dos vereadores Marival Oliveira (PMDB) e Ivana Toledo (PSDB), conseguiu a adesão em massa da população que sensibilizada arregaçou as mangas e partiu para o combate ao mosquito.

Para incentivar a adesão dos moradores a campanha de combate ao aedes aegypti, a associação em parceria com os vereadores, promoveram durante todo o dia a troca de pães por lixo. De acordo com o presidente da associação comunitária, Weslley Rocha, 1500 pães foram disponibilizados para que a população pudesse limpar seus quintais e terrenos baldios, eliminando possíveis focos do mosquito transmissor, trocando o lixo arrecada por pães numa barraca de troca.

Para o vereador Sargento Marival as ações devem ser ampliadas e todos os bairros aderirem ao projeto que pode amenizar os riscos nas comunidades, principalmente aqueles considerados de maior risco. Em matéria do jornalista Fernando Vinicíus, publicada no portal de notícias Aqui Acontece, três localidades de Penedo estão sob risco de epidemia de dengue, sendo a situação mais preocupante na Vila Matias, comunidade com índice de infestação predial em 10,6%. Outros locais que expõem grave preocupação são Cohab e Santa Luzia, ambos com 7.2%.

“A idéia de envolver a população no combate a dengue é algo que deve ser considerado como fundamental pelos órgãos constituídos, já que o mosquito pode atingir um raio de 15 metros, provocando a multiplicação dos seus focos e podendo acometer várias pessoas em poucos dias com a doença”, finalizou Sargento Marival.