×

Alagoas

População oferece trabalho voluntário após chuva deixar milhares de desabrigados em Alagoas

Moradores precisaram ser retirados de casa por risco de deslizamento de encostas ou desabamento do imóvel

As fortes chuvas que nas últimas semanas têm caído sobre Alagoas causaram diversos transtornos em vários municípios do Estado. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o tempo ficará instável até quarta (31).

Devido ao volume de chuva bem maior que o previsto para o período, ruas de algumas cidades ficaram alagadas e nos locais mais afetados, a água chegou a entrar em algumas residências.

De acordo com dados divulgados pela Defesa Civil Estadual, mais de 2 mil famílias foram afetadas diretamente, sendo que algumas precisaram ser retiradas de casa por risco de deslizamento de encostas, desabamento do imóvel ou inundação.

Em Maceió, quatro pessoas morreram e outras quatro permanecem desaparecidas após serem soterradas pela casa em que residiam. Equipes do Corpo de Bombeiros e militares do Exército Brasileiro retomaram as buscas na manhã desta segunda (29).

Além da capital, a cidade de Marechal Deodoro decretou situação de emergência devido aos estragos causados pelo volume das águas que caíram do céu nos últimos dias.

Diante do grande número de desabrigados, a população alagoana uniu forças e por meio das redes sociais está arrecadando roupas, alimentos e produtos de higiene para ajudar os mais necessitados. Para fazer sua doação ou se colocar à disposição para trabalho voluntário em prol das vítimas basta entrar em contato com os números (82) 99940-0262 / 98888-9854 ou 98869-8358, em Maceió. Já em Penedo, basta ligar para 99980-9851 ou entregar os donativos na STC Contabilidade, em frente a Biblioteca Pública, em nome de Diego. Clicando AQUI você também poderá ajudar ou buscar ajuda.

Confira a lista dos municípios e o quantitativo de famílias afetadas pelo temporal

Branquinha: 25 famílias desalojadas
Capela: 140 famílias desalojadas e 70 desabrigadas: totalizando 210
Chã Preta: 10 famílias desalojadas
Colônia Leopoldina: 60 famílias desabrigadas e 10 desalojadas: totalizando 70
Jacuípe: segundo a Defesa Civil são 40 famílias desalojadas e 40 desabrigadas, mas a prefeitura informa que são 600 famílias desabrigadas
Jundiá: uma família desalojada e outra desabrigada
Marechal Deodoro: 247 famílias desabrigadas e 997 afetadas
Paulo Jacinto: 21 famílias desalojadas
Pilar: 400 famílias desalojadas ou desabrigadas
Quebrangulo: 20 famílias desabrigadas e 35 desalojadas: totalizando 55
Rio Largo: 198 famílias afetadas
Santa Luzia do Norte: 23 famílias afetadas
Santana do Mundaú: 20 famílias afetadas
São José da Laje: 15 famílias afetadas
São Luís do Quitunde: 29 famílias afetadas
União dos Palmares: 110 famílias afetadas