×

Penedo

Fotos: População lota Avenida Floriano Peixoto para prestigiar desfile cívico em Penedo

Escolas das redes estadual, municipal e privada, colocaram cerca de 5 mil alunos nas ruas

Durante dois dias seguidos, sexta (05) e sábado (06), fortes chuvas caíram em Penedo e, ainda no domingo (07) pela manhã. E no início da tarde, o tempo revolveu dar uma trégua, para que tudo ocorresse bem no desfile cívico do Dia 7 Sete de Setembro, na Histórica Cidade dos Sobrados.

Marcado para ter início às 14hrs, o desfile começou com uma hora de atraso, mas isso não tirou o brilho das comemorações pelos 192 anos de Independência do Brasil. Que neste ano, também celebrou os 130 anos da primeira casa de espetáculos de Alagoas, o Theatro Sete de Setembro, erguido sob a assinatura do arquiteto Luigi Lucarini.

Abrindo oficialmente programação, em carro aberto, a autoridade máxima do município, o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão (PDT), acompanhado do comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, o major Joanilson Sampaio e o líder da Igreja em Penedo, que este ano foi representado pelo padre Jackson Nascimento, pároco da Catedral Diocesana. No segundo veículo, duas Armas do Brasil em Penedo, o Exército, e a Marinha. E também o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas.

Com a passagem das forças nacionais, foi à vez da Polícia Militar, que simulou ao público que lotou a Avenida Floriano Peixoto, ao som e fumaça de bombas de efeito moral, uma abordagem a veículo com suspeitos armados.

Em seguida, foram às escolas das redes, municipal, estadual e privada, que percorreram a Avenida Getúlio Vargas, Rua Damaso do Monte e, por fim, a Avenida Floriano Peixoto, para encerrar o desfile em apresentação às autoridades presentes ao palanque oficial.

Cada educandário teve a oportunidade de se apresentar em duas paradas, cada uma com cinco minutos, durante o percurso, e ao fim, tocar três músicas encerrando o desfile na Floriano.

Em comemoração pela passagem dos 130 anos do Theatro Sete de Setembro, todas as escolas da rede municipal fizeram homenagem à casa de espetáculos, trazendo em uma ala, algo alusivo.

Antes da Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto descer a Avenida, abrindo a programação cultural pelos 130 anos do Sete de Setembro, o Coral Vozes de Penedo se apresentou da sacada do Theatro, cantando três peças para o público presente.

Tradicionalmente, não diferente dos anos anteriores, a Escola Estadual encerrou as festividades do Dia 7 de Setembro em Penedo, pela passagem dos 192 anos de independência do Brasil, com uma grande apresentação para os milhares que esperam até às 22h30min pela sua passagem.

Clique aqui e confira a galeria completa