×

Sergipe

População enfatiza importância da reconstrução da Emef Dom José Vicente Távora

Emef Dom José Vicente Távora

Da janela de casa, onde mora há 55 anos, Maria José Rodrigues acompanhou com curiosidade a reconstrução da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dom José Vicente Távora, na rua Manoel Preto, fronteira entre os bairros Industrial e Santo Antônio. Com a obra finalizada e recém-inaugurada, Maria José comenta que a escola ficou linda. “Depois da reforma melhorou 100%, ficou parecendo uma faculdade”, avalia.

A relação de Maria José com a escola é de muito carinho. Além dos filhos, netos e até bisnetos da dona de casa terem estudado na Dom Távora, ela tem contato com muitos alunos, que compram lanches e geladinhos no pequeno comércio que Maria José mantém em casa. “A escola está muito linda, agora é preservar, para continuar arrumada e garantindo educação para o futuro”, expressa.

Com a reforma, que teve um investimento de R$4,8 milhões, a escola passará a atender 800 estudantes. A moradora Maria José Honório tem uma neta que estuda na escola e diz que a expectativa é muito grande para o retorno às aulas depois da reconstrução. “Por causa da pandemia, minha neta passou os últimos meses estudando em casa. Então vai ser uma alegria poder retornar e encontrar a escola assim bonita. Eu queria até morar nessa rua”, brinca.

Há 40 anos morando na localidade, Maria Berenice viu todas as fases da escola e conta que nunca foi tão bonita. “Hoje a gente pode ter o orgulho de dizer que hoje tem um colégio muito lindo, para levar nossas crianças para estudar. Toda vez que eu passo aqui na rua fico só admirando essa maravilha”, comenta.

Educando gerações
A Escola Dom Távora foi construída em 1986, e nos 35 anos de funcionamento – alguns deles em sede provisória devido às condições do antigo prédio – foi a base educacional de muitos aracajuanos que moram nos bairros Santo Antônio e Industrial.

A diarista Larissia Vieira estudou na escola quando foi inaugurada, depois os filhos dela frequentaram a Dom Távora nos primeiros anos de formação e, agora, tem o prazer de ter um neto matriculado na instituição.

“Essa escola faz parte da história da minha família. Fico até sem palavras para descrever a maravilha que ficou. Estou muito feliz, porque mais gerações serão contempladas com esse trabalho tão bem-feito da Prefeitura”, enfatiza Larissia.

A servidora Jussara Santos relembra que antes a situação da escola estava deplorável. “Tinha até cavalo aqui dentro, sem falar nos vândalos que entravam para fazer bagunça. Foi inexplicável a sensação de ver a escola reconstruída, uma emoção muito grande, pois nunca pensei da comunidade receber uma escola dessa”, declara.