×

Alagoas

População de Quebrangulo recebe obras da Reconstrução

O governador Teotonio Vilela esteve na manhã deste sábado (1º) no município de Quebrangulo, onde participou das comemorações da Festa da Cultura e inaugurou obras do Programa de Reconstrução. Ao todo, foram entregues 770 metros de ruas recuperadas, além da ponte Frederico Maia Filho, de 56,7 metros de extensão sobre o Rio Paraíba, religando as duas partes da cidade que foram separadas pelas cheias de 2010.

Além do governador, o coordenador do Programa da Reconstrução e vice-governador, José Thomaz Nonô, e o secretário da Infraestrutura, Marco Fireman, foram recebidos em Quebrangulo pelo prefeito Marcelo Lima.

Durante a solenidade de inauguração, o prefeito falou, emocionado, sobre os primeiros momentos da tragédia que destruiu a cidade. “Há exatamente um ano e três meses, perdi o chão sob meus pés e o sangue sumiu das minhas veias. A primeira pessoa que procurei foi o governador Teotonio Vilela. Eu mal conseguia falar. E ele veio com seu apoio, primeiro com as palavras, e então ele veio aqui, quando o povo mais precisou. Já no dia seguinte e na primeira semana, havia máquinas em toda a cidade. Por aqui, todos juntos, colaboraram, em inúmeras reuniões onde o único partido era Quebrangulo”, relembrou Marcelo Lima.

O vice-governador falou sobre as 210 casas que serão entregues em breve no município e sobre o andamento das obras em todos os municípios atingidos pelas enchentes. “Noventa por cento das obras do DER [Departamento de Estradas de Rodagem] estão prontas. Visitamos as obras das casas que estão sendo concluídas aqui em Quebrangulo. O governo Teotonio Vilela Filho deu respostas claras, sérias e rápidas para esta tragédia, como prover alimentos para os 18.000 desabrigados desde o primeiro dia até hoje. Atrasada está a assistência às vitimas da enchente de 1989, por longos 13 anos”, afirmou.

O governador Teotonio Vilela parabenizou Nonô pelo empenho e zelo na coordenação da Reconstrução e destacou também o trabalho do secretário Marco Fireman pelo trabalho desenvolvido com a equipe da Seinfra e do DER na condução das obras. Em seguida, o governador se dirigiu aos quebrangulenses.

“Quebrangulo mostrou que podemos avançar. Que podemos superar. Estamos inaugurando estradas, escolas e outras obras da Reconstrução nos vales do Mundaú e do Paraíba. Sobrevoando de helicóptero, a caminho para cá, vimos como estão avançadas as obras em todos os 19 municípios atingidos pelas enchentes do ano passado. Estamos de pé, cumprindo nossa missão. Alagoas precisa de trabalho, e é o que estamos fazendo, dia e noite por este Estado. Parabéns, Quebrangulo, festejem e comemorem o Festival de Cultura da cidade! Vocês merecem. Vamos em frente!”, disse o governador.

As obras de recuperação de ruas e da Ponte Frederico Maia Filho foram construídas com recursos da ordem de R$ 1,9 milhão, executadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e o DER, que atuam na recuperação das estradas estaduais de acesso ao município. “Estamos trabalhando nas rodovias que ligam Quebrangulo a Viçosa e toda a Zona da Mata. Em breve, vamos chegar a Quebrangulo e toda a região sem encontrar sequer um buraco nas estradas”, anunciou.

O jovem morador de Quebrangulo, Vanderlei Ferreira, de 16 anos, estudante da Escola Mirta Correia, recebeu, com alegria, a nova ponte. “É bem melhor que a anterior, que nem tinha passagem para pedestres como a nova. Graças ao trabalho do governador, a cidade ficou até mais bonita que antes. Agora está ótimo”, comemorou.

Também estiveram presentes ao evento de inauguração os deputados estaduais Sergio Toledo e Edva Gaia Filho, o presidente da Adeal, Manuel Tenório, o vice-prefeito de Quebrangulo, Artur Lima, e o presidente da Câmara de Vereadores do município, Emanuel Cardoso.