×

Sergipe

População celebra expansão da iluminação de LED na capital

O desenvolvimento do processo de modernização do parque de iluminação pública realizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio de Parceria Pública Privada (PPP) com o consórcio Conecta, tem sido celebrado nas localidades onde as lâmpadas antigas já foram substituídas por LED, mais eficientes e luminosas.

O projeto teve início no final de agosto de 2021 e tem como objetivo substituir as mais de 59 mil luminárias da cidade, em um prazo de 18 meses, com um investimento de aproximadamente R$ 80 milhões.

Quando todo o parque estiver modernizado, a expectativa é de que haja uma economia aproximada de 60% para a Prefeitura, uma vez que a tecnologia de LED é 80% mais econômica do que as lâmpadas a vapor e 30% mais que as fluorescentes.

Até o momento, aproximadamente 72,02% da iluminação na capital já é LED, sendo que bairros como Jardim Centenário, Bugio, Areia Branca e Atalaia estão com os processos mais avançados.

Para a comerciante Lucimar Felipe, de 45 anos, dona de um pet shop, nascida e criada no Bugio, a melhora na visibilidade é expressiva e já tem tido impacto positivo no seu negócio.

“A gente percebe a diferença, tanto na rua onde eu moro quanto em frente à loja, perto da praça. É muito bom a maior visibilidade porque os clientes conseguem ver mais fácil os produtos que eu vendo, é mais seguro também, então posso fechar um pouco mais tarde”, relata Lucimar.

No mesmo bairro, o soldador Alisson Melo, de 37 anos, comemora poder aproveitar os espaços de lazer de maneira mais sossegada.

“Ficou bem mais iluminado. Agora, posso ficar até mais tarde na praça, curtir com tranquilidade”, conta Alisson.

As lâmpadas de LED proporcionam uma melhor qualidade visual em relação às convencionais, uma vez que são mais nítidas, emitindo luz branca, que desperta maior atenção, diferente das lâmpadas de sódio, por exemplo, amareladas, e, além disso, possuem maior raio de iluminação, ou seja, deixam visível uma área maior.

“A diferença é que essa luz ilumina mais, inclusive dá para ver quem está do lado de fora. Favorece muito, é bem melhor. Todo mundo na rua e nas redondezas está gostando muito”, aponta o vigilante José Adailton Nascimento, morador do bairro Siqueira Campos.

Por suas características, a novidade traz vantagens em relação à segurança pública, uma vez que vias bem iluminadas desencorajam os criminosos a cometerem delitos.

“Melhorou muito a visibilidade e a questão da periculosidade, com a redução de assaltos. Tem um ponto de ônibus na esquina e, antigamente, por ser mais escuro aconteciam muitos casos de roubo. Então, a gente parabeniza a Prefeitura por essa iniciativa”, ressalta o lojista Alexandre Henrique, 41 anos, morador do Jardim Centenário.