Peças são confeccionadas uma a uma por bordadeiras
O bordado da cidade ribeirinha de Penedo, representado pela Associação Pontos e Contos, irá fazer parte de uma das mais importantes feiras de artesanato do Brasil.
Ao todo, 20 estados e aproximadamente 1.500 artesãos estarão reunidos entre os dias 04 e 08 de novembro, no Pavilhão Expobrasília, na capital federal.
O Salão do Artesanato, que chega a sua 8º edição, tem como objetivo destacar a produção, promovendo a comercialização das peças artesanais e a interação com outros setores econômicos.
Nos cinco dias do evento, o público terá a oportunidade de conhecer peças criadas com distintos materiais e técnicas, como cerâmica, madeira, fibras naturais, tecidos, materiais reciclados, vidro, dentre outros.
Representando Alagoas, o grupo responsável pela produção do artesanato em Partchwork, do munícipio de Boca da Mata, será retratado pela artesã Edneuza Teixeira. O Instituto Bordado Filé de Alagoas levará a tipologia do Pontal da Barra. O bordado de Penedo, por sua vez, será representado pela Associação Pontos e Contos.
Oficinas de artes manuais, ateliês dos artesãos e apresentações culturais acontecem simultaneamente durante o evento.
Sobre a Pontos e Contos
A Pontos e Contos, instituto que desde 2005 acolhe bordadeiras e demais artesãos do município ribeirinho de Penedo, busca por novas perspectivas por parte das mulheres envolvidas no projeto, com capacitações e projetos para que os grupos se destaquem cada vez mais no mercado.
A qualidade dos produtos já foi atestada pelo Sebrae através de sua inclusão no TOP 100, prêmio destinado aos cem melhores artesanatos do Brasil.
A loja de bordados, que tem como presidente da associação, Francisca Lima, está localizada na Praça Marechal Deodoro, ao lado do Tiro de Guerra, Centro Histórico.
