Francisco Sales (E), fundador do Ponto de Cultura e o escultor Timaia (D)
Eles são responsáveis também por unir, aproximar a sociedade e o Estado. Como: desenvolvendo ações, atividades, projetos que possibilitam a transformação social, a inclusão de jovens entre 15 e 29 anos, aos saberes, podendo ser através de uma gestão compartilhada.
Estes são os ‘Pontos de Cultura’, e o Estado, anualmente, lança edital para selecionar diferentes multiplicadores de experiência em Alagoas. A iniciativa acontece por meio de repasse financeiro do programa ‘Cultura Viva’.
E na seleção de 2014, divulgada nesta segunda-feira (30), foram selecionados 20 Pontos de Cultura, de diversos segmentos culturais. No Litoral Sul de Alagoas, dois receberão aporte do governo de Alagoas. Um deles, o projeto Colônia Cultural, de Coruripe.
Já em Penedo, o selecionado foi o Ponto de Cultura, ‘Resgate de Saberes Populares’, criado e mantido pela Fundação Casa do Penedo, localizado da Praça Padre Veríssimo, Centro Histórico de Penedo.
No espaço, que será novamente um grande multiplicador de arte, já atendeu jovens da região, transmitindo aulas de modelagem em argila. Atualmente, o ponto é atelier para o escultor e santeiro, Antônio Francisco Santos, 53 anos, conhecido por Timaia, discípulo direto do mestre Antônio Pedro dos Santos, que transmitiu a arte de entalhar na madeira a vários penedenses.
Os selecionados devem apresentar documentação no prazo de 30 dias, a contar da data de publicação do resultado.
Parceria e proposta
O edital que contempla os pontos é uma parceria entre o Governo de Alagoas, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e o Ministério da Cultura (Minc). E tem por inciativa, apoiar propostas de caráter cultural e de instituições da sociedade civil, sem fins lucrativos, que contribuam para a inclusão social, bem como, com a construção da cidadania.
Podendo participar, Pontos de Cultura com características próprias, que funcionem como impulso e instrumento de articulação de ações e projetos já existentes nas comunidades do Estado, desenvolvendo ações continuadas em Culturas Populares, Grupos Étnico-Culturais, Patrimônio Material e Imaterial, Audiovisual e Radiodifusão, Culturas Digitais, Gestão e Formação Cultural, Pensamento e Memória, Expressões Artísticas, e/ou Ações Transversais.
