×

Penedo

Ponte ligando os municípios de Penedo e Neópolis começa a sair do papel

Assinatura para a elaboração dos estudos técnicos de viabilidade aconteceu nesta sexta-feira (21)

Um sonho antigo dos moradores do Baixo São Francisco Alagoano e Sergipano começou oficialmente a tomar forma nesta sexta-feira (21), em solenidade que reuniu prefeitos da região, deputados federais e estaduais. O presidente nacional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e, claro, os gestores de Penedo, no auditório da Casa de Aposentadoria, na Praça Barão de Penedo, Centro Histórico.

Orçado em R$ 1.946.959,17 (um milhão novecentos e quarenta e seis mil, novecentos e cinquenta e nove reais e dezessete centavos), foi autorizado à publicação do edital de lançamento para a contratação da: Elaboração dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental e do Anteprojeto de Engenharia Rodoviária para Implantação, Melhoramentos, Pavimentação e Obras de Arte Especial , Objetivando a Construção de uma ponte sobre o Rio São Francisco. Os recursos para o estudo foram disponibilizados pelos peemedebistas, deputado federal Renan Filho e senador Renan Calheiros, R$ 1 milhão para cada.

Abrindo o ato de assinatura, o vice-prefeito de Penedo e engenheiro, Ronaldo Lopes (PMDB), vez uma apresentação sobre a importância da ponte, mostrou informações já levantadas sobre o projeto, bem como, mostrou fotos áreas do possível local e destacou a importância da sua concretização.

“Sempre foi um grande sonho para a nossa região. Sentimos falta da integração econômica e do desenvolvimento entre os estados de Alagoas e Sergipe. E este projeto se concretizando, vai contribuir com o turismo, com o estaleiro, com a mineradora de Craíbas, todo o escoamento da produção da região. Esta assinatura de hoje é muito importante para a região do Baixo São Francisco”, pontuou Lopes.

Roberto Miranda- aquiacontece.com.brOutro que fez parte da mesa e usou a palavra, foi o deputado Renan Filho (PMDB), que seguindo a linha dos demais, destacou a importância da iniciativa. “Sem o projeto em mãos, não podemos ir em busca de recursos. Sem uma ideia não existe sonho. Sem sonho não existe projeto e, sem o projeto, não tem como fazer uma obra se tornar realidade. Nesta sexta (21), o sonho dos todos vocês começa a tomar forma. E quando o projeto estiver pronto, teremos condições de reunir a bancada federal alagoana e sergipana, com o apoio a Codevasf, e pleitear a construção da ponte com a presidenta Dilma Rousseff (PT). O sonho egoísta não vira realidade. Mas, um sonho coletivo, pode beneficiar milhares”, observou.

Um projeto de integração

“Este projeto não é apenas de Penedo e Neópolis. Mas, sim de milhares de alagoanos e sergipanos. Uma realidade que começa a sair do papel e que busca unicamente a integração. Hoje estamos dando um grande passo para a ponte sobre o Rio São Francisco, ligando os dois municípios vizinhos. Neste auditório, estão pessoas que lutam pela nossa cidade. Há cerca de oito meses nos reunimos com senador Renan para mostrar o projeto básico da ponte. Prontamente ele acenou que iria nos dar apoio. E hoje (21), estamos aqui, assinando o lançamento do edital para os estudos de viabilidade do projeto. Uma obra que vai contribuir com a economia da região. Não tenho dúvidas que a partir desta data, o nosso sonho vai sair do papel”, comemorou o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão (PDT).

Total empenho para a viabilização

Roberto Miranda- aquiacontece.com.brEncerrando o encontro, o presidente nacional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz Bastos de Matos, garantiu que órgão federal vai se empenhar para a viabilização do projeto.

“Era um ideia pré-concebida pelo município de Penedo. Não existe obra sem projeto. Não existe sonho sem projeto. Jamais poderíamos pensar em ponte se vocês não tivessem a ideia e o sonho. Este ato de assinatura, pela experiência que tenho, é um grande passo para a realidade. Esta ponte também significa muito para a Codevasf. Ela vai interligar os nossos seis projetos que existem nos dois estados. Desta forma vai acontecer à troca de experiências, o escoamento da produção. Um ganho imensurável ao Baixo São Francisco. Contem com a minha disposição e empenho para a viabilização da ponte, que em breve, estarei cruzando o Rio por ela, sem usar as balsas”, concluiu o presidente nacional do órgão federal, ligado ao Ministério das Cidades.

O lançamento do edital para os estudos do projeto de viabilidade, bem como, todo o acompanhamento, será realizado pela Codevasf.

Dados da ponte

Extensão da ponte – 1.100 m;
Largura da ponte – 18,50 m;
Extensão dos acessos – 7.500 m;
Distância do vão navegável – 300 m;
Distância entre vãos – 35,00 m;
Número de vãos da ponte – 22,0;
Extensão de ponte protendida – 800 m;
Extensão de ponte estaiada – 300 m;
Largura do passeio – 2,00 m;
Largura da ciclovia – 2,00 m;
Número de faixas de rolamento – 2,0;