Com um investimento de R$ 202 milhões, a estrutura terá 1,18 km de extensão e 21 metros de largura, incluindo calçadas e ciclovias - Foto: aquiacontece.com.br
Após décadas de espera e promessas, a sonhada ponte que ligará os estados de Alagoas e Sergipe, unindo os municípios de Penedo e Neópolis, finalmente começa a sair do papel e tomar forma. A obra, que representa um marco histórico para o Baixo São Francisco, está sendo executada pelo consórcio formado pelas empresas Construtora Gaspar S/A e Arteleste Construções Ltda.
Com um investimento de R$ 202 milhões, a estrutura terá 1,18 km de extensão e 21 metros de largura, incluindo calçadas e ciclovias. O projeto contempla ainda um vão central de 300 metros, garantindo a livre navegação no Rio São Francisco, essencial para o fluxo de atividades econômicas e ambientais da região.
Para o prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, a construção representa a realização de um sonho antigo de gerações. “Eu me sinto muito feliz por viver esse momento, até porque venho trabalhando nessa ponte há muitos anos”, afirmou. O prefeito relembrou o início do projeto ainda em sua gestão como vice-prefeito, quando buscou apoio junto ao então deputado federal Renan Filho para garantir recursos para a elaboração do projeto técnico da obra. O financiamento foi dividido entre Renan Filho e o senador Renan Calheiros.
O projeto ganhou novo fôlego em 2023, com a nomeação de Renan Filho como ministro dos Transportes. “Durante sua posse, conversamos e ele me disse: ‘Ronaldo, agora é a hora de fazer a ponte Penedo-Neópolis’. E assim está sendo feito”, contou o prefeito, que também agradeceu o apoio do presidente Lula, do senador Renan Calheiros, do governador Paulo Dantas e de integrantes da bancada federal alagoana.
Mais do que uma conexão física entre dois estados, a ponte entre Penedo e Neópolis representa a integração de pessoas, o fortalecimento da economia local e o avanço da mobilidade regional. É o início de uma nova era para o Baixo São Francisco.
Veja como a obra segue avançando nas imagens abaixo:





