×

Penedo

Com parcerias estratégicas, ponte e aeroporto impulsionam expectativa de desenvolvimento em Penedo

Máquinas já iniciaram os trabalhos na área onde será construído o aeroporto de Penedo - Foto: aquiacontece.com.br

A cidade de Penedo vive um momento de grande expectativa e esperança com os avanços nas obras da ponte que vai ligar o município alagoano a Neópolis (SE) e com o projeto de requalificação do Aeroporto Freitas Melro. Esses dois empreendimentos estratégicos têm movimentado parcerias voltadas ao desenvolvimento econômico e à capacitação profissional, como a que está sendo construída entre o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Alagoas e a Prefeitura de Penedo.

A iniciativa foi pauta de uma reunião realizada na sede da Fecomércio Alagoas, em Maceió, entre o presidente do Sistema, Adeildo Sotero, e o secretário municipal de Turismo e Economia Criativa, Jair Galvão. Na ocasião, foram discutidas ações voltadas à preparação do município para as transformações que se avizinham, tendo como base dados do Instituto Fecomércio.

A proposta é unir esforços para antecipar o desenvolvimento por meio da capacitação da população e da estruturação do turismo, áreas que devem ganhar novo fôlego com a ponte sobre o Rio São Francisco e com o aeroporto, que já teve investimento de R$ 32 milhões anunciado pelo Governo do Estado.

“Todo mundo pensando no mesmo objetivo de querer que o município cresça. Capacitar as pessoas é fundamental para quem administra e quer ver o bem-estar e o desenvolvimento do município”, destacou Sotero, ressaltando o alinhamento entre as instituições envolvidas.

Entre as ações previstas está a ampliação de cursos profissionalizantes por meio do Senac Alagoas. Atualmente, o município já conta com turmas de inglês voltadas ao setor de bares, restaurantes e meios de hospedagem, além de capacitações como garçom barista e recepcionista. A nova fase prevê a elaboração de um projeto mais amplo, alinhado à vocação turística e econômica da região.

Outro ponto estratégico será o uso da expertise do Instituto Fecomércio para subsidiar políticas públicas e atrair investimentos, por meio da geração de dados e da construção de argumentos técnicos. “A proposta é abrir os olhos para as oportunidades de uma nova Penedo, de uma Penedo regional. A cidade é indutora daquela região do baixo São Francisco e de Sergipe também”, destacou Jair Galvão, mencionando o papel de integração que o município exerce com cidades vizinhas como Neópolis e Santana do São Francisco.

A reunião contou ainda com a participação dos diretores da Fecomércio, Manoel Baía e José Antônio Vieira; do diretor regional interino do Senac, Vagner Cavalcanti; de assessores da Federação e da equipe da Secretaria Municipal de Turismo e Economia Criativa (Seturec), representados por Karlinne Cordeiro e Dinho Alves.

Máquinas trabalham para preparar a área onde será construído o aeroporto, veja no vídeo: