O povoado Pontal do Peba, localizado no extremo sul de Alagoas, no município de Piaçabuçu, realizou na tarde desta quinta-feira (16), desfile cívico pelas principais ruas em comemoração aos 193 anos de Emancipação Política de Alagoas. Apesar de contar com estudantes de uma única escola municipal, sediada no povoado, a unidade educacional Douglas Apratto Tenório, o evento terminou por atrair muitos moradores da localidade e turistas que aproveitam o feriadão na praia alagoana.
O desfile que teve início por volta das 14 horas estava previsto para acontecer no último dia 7 de setembro, no entanto, nas primeiras horas da manhã a triste notícia do falecimento da mãe do secretário de educação, José Melo, tomou a todos de surpresa e o ato cívico foi transferido para acontecer na tarde do dia em que Alagoas comemorou sua emancipação.
A unidade de ensino conta com cerca de 600 alunos distribuídos entre as séries do Ensino Fundamental e recentemente teve seu espaço físico aumentado pela prefeitura de Piaçabuçu que entendeu ser a única zeladora da educação dos nativos no povoado. O Pontal do Peba contava com duas escolas, sendo uma municipal e outra estadual, esta última tendo fechado no ano de 2009 por falta de professores.
Infelizmente, no tempo de fechamento da escola que era mantida pelo Governo de Alagoas, não houve nenhuma ação no sentido de manter em funcionamento a escola, que terminou por fechar e obrigar aos estudantes do povoado a migrarem para centros urbanos como Piaçabuçu, Penedo, Feliz Deserto e Coruripe.
O final do desfile foi marcado por um inflamado discurso do prefeito Dalmo Santana Júnior, que disse desabafar sobre os compromissos que todos os representantes do povo devem ter com os mais carentes. “Temos a certeza de que passaremos pela prefeitura e deixaremos a marca do trabalho e respeito com o povo dessa terra maravilhosa que é Piaçabuçu”, disse Dalmo Júnior.