
Pólo Ufal Penedo forma os primeiros alunos do curso de Turismo
Os primeiros alunos do curso de Turismo do Pólo Ufal Penedo estão concluindo a última etapa para alcançar o esperado diploma. Na próxima segunda-feira, 30, o aluno Fabrício Peixoto Vasconcelos apresentará a defesa de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o primeiro de uma série de 16 projetos que serão examinados pelas respectivas bancas examinadoras.
A apresentação do TCC de Fabrício Peixoto está agendada para às 11 horas, na sala 1 do Pólo Ufal Penedo, extensão do Campus Arapiraca, inaugurado em setembro de 2006 graças ao processo de interiorização dos cursos de nível superior na instituição pública em território alagoano. Em Penedo, além do curso de Turismo, a Universidade Federal de Alagoas oferta a formação em Engenharia de Pesca, opções definidas de acordo com a demanda das regiões selecionadas para receber o investimento em educação.
Curso de Turismo tem baixa procura
Apesar do estudo feito para definir os cursos, a carreira de turismólogo ainda registra baixa procura no Pólo Penedo, segundo o coordenador do curso de Turismo, professor Sandro Medeiros. Para ele, a falta de conhecimento sobre o papel do turismólogo e a não consolidação do potencial turístico da região do Baixo São Francisco provocam essa situação. “Acreditamos que a formação dos nossos alunos, com o ingresso no mercado de trabalho, e investimentos privados em turismo na região podem mudar esse quadro”, avalia Sandro Medeiros.
Quem larga na frente dos demais colegas de curso é Fabrício Peixoto Vasconcelos, o único entre os colegas de classe da turma inaugural que vai enfrentar a banca examinadora até o final deste mês. Com o TCC “Competências em Turismo de Aventura e Ecoturismo”, o concluinte realizou um estudo sobre as alternativas turísticas disponíveis na região ribeirinha que são pouco exploradas. O projeto será examinado pelo professor Rafael Arruda (Mestre em Educação pela UFRGS), a professora Rosimeire Secco (Mestre em Modelagem Computacional do Conhecimento pela UFAL) e ainda o professor orientador do TCC, Alan Cursino (Mestre em Ciência da Informação pela UFPB), participação que atende norma acadêmica.
Defesas dos TCCs continuam em setembro
Em relação aos demais quinze concluintes, o coordenador do curso de Turismo explicou que eles já estão aptos a marcar as datas para defesa dos respectivos projetos a partir de setembro. “Três TCCs já estão concluídos, mas os alunos pediram para fazer uma última revisão”, explicou Sandro Medeiros sobre a medida de cautela para não fazer feio quando chegar a hora de expor o trabalho que pode significar a aprovação, ou não, dos universitários.