×

Penedo

Políticos e autoridades divulgam notas de pesar pela morte de “Toinho Pescador”

Toinho Pescador ao lado do prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes

Desde a confirmação do falecimento do poeta Antônio Gomes dos Santos, conhecido popularmente como “Toinho Pescador”, que diversos políticos e autoridades alagoanas se manifestaram publicamente sobre a morte do penedense que tem uma longa história de luta em defesa do Velho Chico e dos pescadores e pescadoras artesanais.

O deputado federal reeleito, Paulo Fernando dos Santos, o Paulão (PT), publicou uma mensagem em suas redes sociais lamentando o ocorrido e confortando os familiares e amigos pela partida do pescador.

“Recebi com tristeza a notícia do falecimento de Antônio Gomes dos Santos, o Toinho Pescador, poeta e ativista alagoano. Um lutador incansável na defesa dos pescadores, do Rio São Francisco e do meio ambiente. Minha solidariedade aos familiares e amigos. Toinho Pescador presente!”, escreveu o deputado alagoano.

O senador Renan Calheiros, que sempre usou o “Toinho Pescador” como referência na luta pelo Velho Chico e na defesa pela garantia dos pescadores, também publicou uma mensagem em suas redes sociais lamentando o falecimento do penedense.

“Com o coracão pesado de tristeza, recebo a notícia do falecimento do querido amigo Toinho Pescador, o grande protetor e defensor do Rio São Francisco. Pai da nossa saudosa Inês, Toinho dedicou sua vida à preservação do Velho Chico. Sentimentos à família, aos amigos e admiradores”, afirmou.

O prefeito de Penedo, Ronaldo Pereira Lopes, também se manifestou logo após a confirmação da morte do penedense. O político postou uma foto ao lado do companheiro de lutas em defesa do Velho Chico e do Meio Ambiente e enviou pesares aos familiares pela perda de alguém tão importante para todos.

“Penedo hoje se entristece com a notícia do falecimento de Toinho Pescador, grande poeta, escritor e defensor do Rio São Francisco e do meio ambiente. Um homem que lutou e orgulhou o povo penedense, deixando seu legado vivo na nossa memória. Envio aos familiares meus mais sinceros pesares e espero que encontrem em Deus a força necessária para superar a dor da perda.”, publicou Lopes em suas redes sociais.

Já o juiz de Penedo, Claudemiro Avelino de Souza, publicou uma foto do “Velho Chico” junto com uma emocionante mensagem destacando a personalidade do pescador penedense.

“O Rio já chora saudades do nosso querido Toinho Pescador. Certa feita numa audiência como testemunha, seu Toinho após permissão de todos recitou uma longa poesia de amor ao Velho Chico, e o fez com tanta verdade que o aplaudimos de pé. Guardo dentre outras essa inusitada passagem dele no nosso convívio. Figura inesquecível! Que passe a habitar uma brilhante constelação e de lá possa abraçar seu velho amigo rio, com sua luminosidade estelar. Descanse em paz, amigo!”, declarou.

O corpo do penedense está sendo velado na Colônia dos Pescadores Z-12, no bairro Santo Antônio, conhecido historicamente como Barro Vermelho, e o sepultamento acontecerá às 15h30min no Cemitério São Gonçalo do Amarante.