O Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) esteve reunido essa semana para a primeira reunião ordinária do órgão, após eleição que definiu sua composição para o biênio 2015/2017. O encontro ordinário aconteceu no auditório da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) e serviu para definir as próximas pautas, bem como elencar temas para debate apontados pelos conselheiros como de grande relevância para a comunidade cultural.
A reunião foi conduzida pela presidenta eleita, Fátima Menezes, que reforçou a defesa por uma postura de diálogo entre todos os segmentos culturais representados no CMPC. O representante da Fmac no Conselho, Marcos Sampaio, escolhido vice-presidente para o novo biênio, também esteve presente e colaborou com a definição coletiva das estratégias de trabalho que deverão marcar a atuação dos novos integrantes do CMPC nesse período.
A composição do Conselho foi feita a partir de encontros setoriais da comunidade cultural que elegeu democraticamente seus representantes (titular e suplente) no período de 8 a 24 de abril. O órgão consultivo conta com 18 membros, dos quais nove são indicados pela comunidade cultural. Os demais membros são representantes do poder público municipal.
O Conselho de Políticas Culturais substituiu o antigo Conselho Municipal de Cultura desde 2013. O CMPC é um órgão de assessoramento e deliberação coletiva de grande importância para o desenvolvimento da Cultura. Atua de forma consultiva junto ao poder público municipal, e colabora com o planejamento setorial propondo políticas públicas para o setor.
