Após uma semana da Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite, Maceió já está próxima de atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde: imunizar 95% de sua população infantil.
Na parcial divulgada na manhã desta segunda-feira (21), pela coordenação do Programa Nacional de Imunização (PNI) no município, 91,78% das crianças de zero a cinco anos já foram vacinadas na capital.
A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou a abertura do Dia “D” da campanha, no último sábado (19), na Unidade de Saúde Ib Gato Falcão, na Colina dos Eucaliptos.
Participaram da abertura a secretária adjunta da SMS, Rita Leone, representando o secretário municipal de Saúde, Francisco Lins, o diretor de Vigilância em Saúde, Herbert Charles, servidores da unidade, além de convidados e usuários.
“Nós temos uma meta para cumprir e é bom lembrar que todo sucesso da campanha só pode ser realizado graças ao trabalho desenvolvido por todos da SMS. Por este motivo devemos agradecer todos que se envolvem direta e indiretamente na campanha”, lembrou Rita Leone.
Ainda durante seu discurso, Rita Leone, solicitou à população que convide a seus familiares, amigos e vizinhos a participar da campanha, levando seus filhos menores de cinco anos até uma unidade de saúde mais próxima às suas residências.
Para o Dia “D”, a SMS mobilizou 526 vacinadores, distribuídos nos 190 pontos espalhados por toda cidade, o que facilitou o acesso para toda a população. Para a campanha, foram disponibilizadas 87.700 doses da vacina.
A dona de casa Rosangela Ferreira dos Santos (34) levou seu filho João Vitor da Silva (4) para tomar a segunda dose da vacina. “Tenho a maior satisfação em trazer meus quatro filhos para tomarem a vacina. Somente assim me sinto segura em saber que eles estão imunes”, disse Rosangela.
“Quem ainda não vacinou seu filho terá até sexta-feira (25) para garantir sua imunização contra a pólio, doença que está erradicada no Brasil. Até lá, a aplicação da dose continua a ser feita em todas as unidades de saúde do município”, afirmou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Maceió, Juliana Cavalcante.
