A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite segue até 25 de setembro, com o reforço de pontos estratégicos pela cidade. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 95% da população infantil de zero a cinco anos do município.
O secretário municipal de Saúde, Francisco Lins, pede aos pais que levem seus filhos para serem vacinados. “Nós fazemos a nossa parte, mas é imprescindível que a população nos ajude a atingir a meta. Para isso acontecer, pedimos aos pais que levem seus filhos em uma unidade mais próxima da sua residência para receberem a dose da vacina”, afirmou Lins.
A campanha é coordenada, em todo o País, pelo Ministério da Saúde. O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite será realizado neste sábado, 19 de setembro.
Para o Dia “D”, a SMS está mobilizando 526 vacinadores, que estarão nos 190 pontos espalhados por toda cidade, facilitando o acesso para toda a população. Estão sendo disponibilizadas 87.700 doses da vacina.
De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Maceió, Juliana Cavalcante Barros, o município está reunindo todos os esforços para repetir os resultados positivos das campanhas anteriores.
A programação inclui a disponibilização de pontos estratégicos em locais de grande movimentação: nos dias 16 e 20, no Maceió Shopping (antigo Iguatemi), das 10h às 21h e na Avenida Sílvio Vianna, na Ponta Verde, das 9h às 17h; nos dias 21 e 22, uma equipe também garantirá a imunização para as crianças no Shopping Miramar, das 9h às 17h. As datas mencionadas acima terão a participação do Zé Gotinha.
No dia 17, a equipe da SMS estará na comunidade Paulo Bandeira; e no dia 18, nas comunidades Sururu de Capote e Poço Azul. Dia 21, a equipe se deslocará para as comunidades da Coca-Cola e de Jaraguá; e no dia 22, estará na Vila Emater.
Segundo o Ministério da Saúde, o investimento, no Brasil, na primeira e na segunda fase, foi de R$ 47,6 milhões: R$ 21,8 milhões na compra dos imunobiológicos; R$ 13,9 milhões nas transferências para as Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e R$ 12 milhões em campanha publicitária.