×

Maceió

Pólio e sarampo: capital atinge 94% da meta de vacinação

Encerra-se nesta quarta-feira (31) o prazo dado pelo Ministério da Saúde (MS) para a campanha de vacinação contra a poliomielite e de seguimento contra o sarampo, prorrogada em todos os estados do Brasil que não atingiram a meta. Segundo dados do Programa Nacional de Imunização (PNI) do município, Maceió atingiu 94% da meta preconizada, que é de 95%. Em números, isso representa 61.733 crianças de seis meses a menores de 05 anos imunizadas.

Eunice Raquel Amorim, coordenadora do PNI da SMS, o ideal é superar a meta dos 95% para garantir que todas as crianças sejam imunizadas de fato, pois é preciso uma grande cobertura vacinal para que o vírus, já erradicado no Brasil, não retorne. “Essas são doenças graves que se não prevenidas podem trazem muitas complicações para as crianças, no caso da poliomielite até paralisia total”, explica. Para a imunização, os pais e responsáveis não devem esquecer de levar o cartão de vacinação da criança, para o devido registro das doses aplicadas.

A vacina é a melhor forma de prevenção contra a doença, que apresenta sintomas semelhantes ao de uma gripe, com náuseas, vômitos e dores abdominais. O vírus da poliomielite é capaz de chegar ao sistema nervoso através da corrente sanguínea e ocasionar paralisia total. Já contra o sarampo, a melhor forma de evitar a doença, que pode ser grave, também é por meio da vacinação. Otite, pneumonia e encefalite são complicações graves da doença.

A campanha de vacinação se encerra no dia 31 de dezembro, mas as doses da vacina contra a poliomielite e o sarampo já estão disponíveis no calendário básico de vacinação de Maceió. A imunização contra a poliomielite acontece anualmente em uma única etapa.