×

Policial

Polícias fazem balanço positivo da festa de Bom Jesus de Penedo

Poucas ocorrência policiais foram registradas na festa do Bom Jesus dos Navegantes

O trabalho preventivo executado pelas Polícias Militar e Civil durante os festejos em comemoração ao Bom Jesus dos Navegantes de Penedo, evento realizado no último final de semana, trouxe um saldo extremamente positivo para a população que contou com um efetivo policial maior agindo de forma ativa no combate às práticas de delitos e abusos durante a festa.

Apesar de ampla divulgação nos meios de comunicação alertando sobre a detenção de veículos que estivessem abusando do som nas proximidades dos palcos, a Polícia Militar ainda registrou duas apreensões de veículos por excesso de som. Os carros foram conduzindo ao pátio da delegacia de Penedo e seus respectivos proprietários para assinar o Termo Circunstancial de Ocorrência – TCO.

Diversos motoristas atenderam ao apelo da Secretaria Municipal de Saúde de Penedo eresolveram deixar seus veículos em casa e participarem da festa indo de taxi. O mesmo pensamento de inúmeros motoristas fomentou fortemente a economia da categoria que não parou de trabalhar um só momento nos dias do evento, chegando a contratar motoristas para promoverem o revezamento de horários nos taxis.

Durante os dias do evento, o delegado Rubem Natário, titular da 7º DP, sediada em Penedo, fez questão de deixar o conforto de seu gabinete para acompanhar de perto toda a movimentação da festa. O olhar aguçado do delegado gerou algumas detenções por direção perigosa. Com o uso de equipamentos próprios para o registro da prova, o flagrante de alguns motoristas embriagados ao volante terminou gerando mais alguns TCOs na delegacia.

SAMU

De acordo com os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, que trabalharam no evento, o balanço pode ser considerado positivo, com apenas algumas escoriações em adolescentes que se envolveram em brigas durante os shows musicais realizados na sexta e sábado da festa. Os profissionais que tiveram uma unidade de atendimento básica e uma UTI avançada declararam que o deslocamento do local da festa para a Unidade de Emergência aconteceu apenas para transportar pacientes em coma alcoólico, sendo a maioria das vítimas, mulheres que terminaram por ingerir uma quantidade maior de bebida alcoólica.

Corpo de Bombeiros e Batalhão Ambiental

O balanço positivo também foi feito pelo comando do 6º Grupamento de Bombeiros Militar, sediado em Penedo, e por policiais militares do Batalhão Ambiental, também sediado na cidade ribeirinha. Os profissionais que desenvolveram suas funções em terra e água puderam desenvolver um trabalho preventivo, onde nenhuma eventualidade como afogamento ou acidente no Rio São Francisco foi registrado.