×

Maceió

Policiamento é reforçado para garantir segurança nas compras de fim de ano

Policiais reforçam a segurança no Centro de Maceió

O Centro de Maceió estará mais seguro no período das festas de fim de ano. O reforço no policiamento no comércio da cidade teve início nesta segunda-feira (5), com 120 policiais – 50% a mais que em 2011 -, sendo 60 militares e 60 da Guarda Municipal, que se revezam em turnos das 8h às 14h e das 14h às 20h. O esquema especial vai até o próximo dia 31 de dezembro.

Os oficiais trabalham em 30 postos de serviço estabelecidos ao longo da área, visando garantir que o consumidor possa fazer suas compras com tranquilidade. “Nosso objetivo é, sobretudo, coibir os crimes, com a diminuição de roubos e furtos cometidos tanto contra a população quanto contra as lojas”, explica o responsável pela operação, major Davi Monteiro.

Junto com o policiamento a pé, o esquema terá o apoio também de três motocicletas da Rádio Patrulha, que farão o trabalho no anel viário que dá acesso ao Centro, além de três viaturas do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), uma da Polícia Militar, uma da Guarda Municipal e uma da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito da capital (SMTT).

O efetivo ajudará ainda na segurança no corredor de ônibus do comércio, que terá oficiais e motos a postos no período das 18h às 20h. “Tivemos muitas ocorrências nesse trecho no ano passado. As pessoas tinham a segurança no perímetro das lojas, mas os criminosos se aproveitavam do corredor de transporte. Agora isso não vai mais acontecer”, acrescenta major Monteiro.

Outra novidade será a lavratura de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) no próprio local, evitando o deslocamento até a Central de Polícia. “Com a operacionalização do procedimento na nossa base montada no Centro, vamos ganhar mais tempo e, principalmente, evitar que os policiais tenham que se deslocar, deixando o espaço descoberto”, expõe.

De acordo com o major, todo o esquema foi montado com base no número de consumidores circulando pelo comércio, que, nesta época do ano, chega a seis mil pessoas por dia – e ainda pode dobrar nas vésperas de Natal e Réveillon. Um apoio na iluminação também foi solicitado junto à Prefeitura de Maceió para coibir a ação de criminosos no período noturno.

Para a gerente de uma das lojas do local, Celessângela Nutels, o policiamento será positivo. “O reforço tem ajudado nos últimos anos e também ajudará agora, pois poderemos nos sentir mais seguros. Muitas pessoas deixam de vir aqui com medo, mas, com os policiais, isso não precisa acontecer, pois elas têm um ponto de referência para reportar qualquer ocorrência”, diz.

A opinião é a mesma da consumidora Marineide Pereira, que costuma fazer compras no Centro com frequência. “Eu acho ótimo que isso aconteça, porque nessa época fica mais perigoso, mas, com eles por perto, podemos ficar menos assustados, sem precisar ter medo. Estou sempre no Centro e agora me sinto ainda mais segura para andar pelas ruas”, destaca.