Policiais sergipanos estão no continente asiático na região do Oriente Médio, mas precisamente em Israel, participando de curso contraterrorismo, onde estão sendo abordados técnicas e procedimentos utilizados pela polícia e pelo exército local.
Os agentes de segurança sergipanos estão confinados na fronteira com a Síria, nas imediações das colinas de Golan, onde existe um centro de treinamento especial das forças de segurança de Israel. Os policiais estão há doze dias participando de treinamentos sob o comando de instrutores locais que integram as forças especiais do exército israelense e do serviço secreto local.
Estão sendo ministradas técnicas anti-sabotagem de ataques terroristas, com a utilização de bombas e outros artefatos explosivos. Estão sendo ministradas, também, técnicas de defesa pessoal com base na técnica criada em Israel, conhecida como “Krav Maga”, que visa a neutralização do oponente mesmo que ele esteja de posse de algum tipo de arma. Os policiais sergipanos estão tendo, também, contato com técnicas de jiu-jitsu, sob a coordenação do tricampeão do UFC, o brasileiro Royce Grace.
“Outro aspecto bastante enfatizado durante o curso tem sido o combate com arma de fogo com arrimo nas técnicas israelenses. Todos que estão aqui serão multiplicadores do rico conhecimento que estamos tendo acesso. A idéia é qualificar os servidores sergipanos de segurança pública para atuarem nos grandes eventos esportivos que acontecerão no Brasil, Olimpíadas e Copa do Mundo”, explicou o coordenador das delegacias do interior, Fernando Melo.