Comando da Polícia Militar de Alagoas reconheceu que a abordagem foi criminosa
Os policiais do Batalhão de Rádio Patrulha que foram flagrados agredindo dois jovens rendidos em uma favela de Maceió poderão ser expulsos da corporação ou presos administrativamente. Segundo a Corregedoria da Polícia Militar, as imagens gravadas por um cinegrafista amador serão detalhadamente analisadas para que os acusados sejam identificados e punidos.
De acordo com o comandante do Policiamento da Capital, coronel Gilmar Batinga, um processo administrativo deverá ser instaurado até esta quarta-feira, 27. Caso fique comprovado o abuso, os policiais deverão ser severamente penalizados. “Vamos investigar porque também é nossa vontade punir os responsáveis por isso”, acrescentou Batinga.
Após a abertura do processo administrativo, a corregedoria terá 30 dias para concluir as investigações. Caso necessário o prazo poderá ser prorrogado por mais 15 dias.
O Comando da Polícia Militar de Alagoas também já se pronunciou sobre o fato e reconheceu que a abordagem foi criminosa. “Totalmente ilegal. A orientação que é dada nos nossos centros de formação, nos treinamentos, nas capacitações que são feitas nas próprias unidades é totalmente ao contrário do que se vê nessas imagens e eles deverão ser responsabilizados, de acordo com a participação de cada um”, afirmou o comandante da PM Dimas Barros Cavalcante.
O vídeo
No início do vídeo, são vistos dois jovens rendidos de frente para um muro levando chutes e socos, mesmo sem esbanjar nenhum tipo de reação. Mais a frente, duas mulheres são trazidas para o local onde as vítimas se encontravam na mira de um revolver e ficam chocadas com a cena.
O vídeo mostra ainda o momento em que mais cinco policiais se juntam a dupla que já estava no local, para agredir os elementos. Um dos agentes tira do colete uma arma de choque, não letal, e usa contra os jovens, que estavam ajoelhados e implorando para que a sessão de tortura terminasse. Pouco tempo depois é ouvido um barulho parecido com um disparo de arma de fogo.
Confira:
