A tenente-coronel Valdenize Ferreira foi um dos militares condecorados
Policiais militares alagoanos receberam a medalha de Ouro da Divina Academia Francesa de Artes, Letras e Cultura, em solenidade realizada na Associação Comercial de Maceió.
Foram laureados com a medalha a coordenadora do Proerd em Alagoas, tenente-coronel Valdenize Ferreira; o comandante do Bope, tenente-coronel Thúlio Roberto, que não pôde comparecer devido às operações no município de Pilar; e o tenente reformado Antonio Vieira. Os militares passaram a ser membros de honra da academia francesa por indicação da Academia Maceioense de Letras.
“A posse dos membros de honra valoriza o intercâmbio cultural entre Brasil e França já estabelecido entre as duas representações literárias”, afirmou o presidente da Academia Maceioense de Letras, Jucá Santos.
A medalha foi entregue pela presidente da Academia Francesa, Diva Pavesi, que é brasileira, nascida em São Paulo, mas naturalizada francesa. Pavesi destacou a importância da solenidade. “Há 18 anos fundamos a Academia Francesa de Letras com o intuito de enaltecer potencialidades humanas nas artes, cultura e literatura, fortalecendo os laços entre França e Brasil, divulgando a cultura destes países”.
No momento em que entregava a medalha à tenente-coronel Valdenize, Diva Pavesi ressaltou que a coordenadora do Proerd estava sendo a primeira mulher militar brasileira a se tornar membro de honra da Divina Academia Francesa, ao tempo em que convidou a militar a se tornar embaixadora da academia francesa.
“Essa oportunidade, de agora ser membro de honra da academia francesa, compartilho com todos os proerdianos alagoanos, e vejo como uma ‘ponte’ estabelecida com a PMAL para o desenvolvimento de uma parceria em prol da segurança pública”, disse a militar após ser laureada com a medalha.
