Os policiais civis do Curso de Operações e Táticas do Tigre (COTT-2011) que teve inicio em novembro, na Academia de Polícia Civil de Alagoas (Apocal), estão recebendo aulas de entradas táticas, direção policial (ofensiva, defensiva e evasiva), abordagem policial, patrulhamento de alto risco (rural e urbano), imobilização policial, noção de explosivos e entradas táticas com explosivos, entre outras instruções.
Durante as aulas de imobilização policial, os alunos receberam instruções do Professor de educação física, Cícero Vergetti, que é Faixa Preta 3º Dan, único Sandan em todo o Estado, e Aikido do Instituto Takemussu – Brazil Aikikai / Shinbo Dojo.
No treinamento, os alunos foram treinados em procedimentos de defesa e imobilização contra socos, chutes, agarramentos, estrangulamentos, gravatas e pegadas, imobilização e condução de preso sob sua guarda e uso de algema.
Segundo Vergetti, Alagoas é referência em instruções de imobilização policial. “Esta prática já é amplamente ministrada para os profissionais da segurança pública, a exemplo da Polícia Civil, Militar, Rodoviária Federal, Agentes Penitenciários e Guarda Municipal, como também particulares”, informou.
Na Apocal, os policiais são instruídos diariamente com aulas de educação física pelo Professor Luciano Henrique de Omena.
De acordo com o professor Luciano, a prática diária é indispensável para o bom condicionamento físico dos policias. “O condicionamento é feito antes de todas as atividades e constitui uma preparação para os demais treinamentos do dia. A parte física é importante para o tipo de atividade desenvolvida pelos policiais do Tigre e deve ser praticada constantemente, uma vez que trabalha a saúde de forma geral”, enfatizou.