×

Alagoas

Policiais Civis paralisarão atividades durante o carnaval

Os policiais civis que estiveram reunidos em assembleia geral na tarde desta segunda-feira (08), decidiram que paralisarão as atividades a partir do próximo sábado, quando iniciam os festejos carnavalescos em todo o estado. Cerca de 250 agentes estiveram reunidos até o término da assembleia que permaneceu sem definição até 17h30, quando os participantes acataram a decisão de deflagrar greve durante todo o período de carnaval.

Com a decisão a categoria combinou de se ausentar das delegacias da capital e interior a partir das 00h00 do sábado. Isso significa que durante todo o período do reinado de momo no Estado de Alagoas, nenhum cidadão poderá registrar Boletins de Ocorrência, como também não será feito nenhum flagrante de prisões efetuadas pela Polícia Militar.

Para o vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civis em Alagoas, Josimar Melo, a greve será deflagrada como o único meio encontrado para tentar pressionar o governador Teotônio Vilela Filho a abrir o diálogo e atender as reivindicações dos policiais civis. Ele garantiu que desde o mês de novembro de 2009 que a categoria tenta conversar com o governador, mas, nenhuma das tentativas logrou êxito.

A principal reivindicação da categoria é referente a salários equivalentes a 1/3 dos vencimentos do delegado de polícia. Os agentes também pedem que a Portaria nº 242, instituída pela direção da Polícia Civil, seja extinta, uma vez que não são funcionários de empresas privadas. A Portaria criou o horário comercial de trabalho para os agentes civis. “O que queremos é que a nossa jornada seja de 24 horas de serviço por 72 de folga”, disse Josimar.

A categoria também defende o fim do regulamento que visa contratar estagiários para as delegacias. “Isso é um absurdo. O estagiário será uma pessoa alheia ao nosso meio, não teve formação para ser policial e não entende de investigação”, reclamou.

Outra Assembléia

Na tarde desta terça-feira (09), uma assembleia unificada, reunirá policiais civis, policiais militares e agentes penitenciários. O novo encontro acontecerá no Clube dos Sargentos, no bairro do Trapiche, e terá como pauta principal a adesão da PM e também dos Agentes Penitenciários à paralisação da PC durante o carnaval.

Comunicado Oficial

A Direção Geral da Polícia Civil, que tem o comando do delegado Marcílio Barenco, se pronunciou dizendo que ainda não foi comunicado oficialmente da decisão dos policiais.