Curso de Formação de Praças contará com mais de 1400 horas/aula
A Polícia Militar recebeu na manhã desta segunda-feira, 25, os 240 novos integrantes da corporação que iniciam nos próximos dias os cursos de Formação de Oficiais e de Formação de Praças. A aula inaugural ocorreu no auditório Virgíneo Loureiro e contou com a presença do governador do Estado, Renan Filho e do subcomandante da Polícia Militar, coronel Louvercy Monteiro, além de diversas autoridades civis e militares.
Acompanhados dos familiares, os 40 cadetes do Curso de Formação de Oficiais e os 200 primeiros alunos do Curso de Formação de Praças assistiram à palestra A integração das forças policiais alagoanas e sua consequência no combate à criminalidade, ministrada pelo juiz Maurício Brêda, atualmente desembargador substituto. Ele enfatizou o papel do Conselho Estadual de Segurança Pública – Conseg e destacou a importância da formação para o profissional de segurança pública, bem como o orgulho que os novos integrantes devem sentir da profissão policial militar.
Em um momento descontraído, a equipe do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), sob o comando da tenente-coronel Valdenize Ferreira, apresentou vídeos motivacionais e a encenação da peça teatral Prevenção ao desvio de conduta do policial militar, abordando assuntos como comportamento, atitudes e características a serem adotadas pelos policiais militares, que previnam os desvios de conduta.
O subcomandante da PM, coronel Louvercy Monteiro, representando o comando-geral da corporação, mencionou a reformulação da grade curricular do CFP, que foca em uma qualificação mais técnica, humanitária e especializada. “Desenvolveremos um trabalho que possibilite oferecer à sociedade, dentro de alguns meses, profissionais qualificados e prontos para defendê-la”, garantiu.
Apresentando o cenário atual em Alagoas, o secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, recordou as últimas conquistas, citando a redução recente no número de homicídios e o aumento considerável na apreensão de drogas em todo o Estado. “Vocês chegam à corporação em um momento diferenciado e sei que irão somar conosco. Parabéns a todos pela vitória e tenham muito orgulho dela”, disse aos recém-incorporados.
Na tarde de hoje, os alunos já estão se apresentando nas unidades de ensino para as primeiras orientações. Amanhã, 26 e na terça-feira, 27, eles participam de uma ação de saúde no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), que tem o objetivo de sensibilizá-los para a valorização da qualidade de vida.
Entre eles, é grande a expectativa pelo futuro. Para a aluna do CFP, Layla Freitas, a ansiedade, presente durante a espera pela convocação, somente aumentou. “É um momento único, marcante em nossas vidas. Estamos iniciando uma etapa totalmente nova, mas conscientes de que teremos uma formação de excelência e em breve estaremos também contribuindo para a segurança da sociedade alagoana”, assegurou.
O Curso de Formação de Praças, que contará com mais de 1400 horas/aula, terá duração média de oito meses. Já o CFO, que prepara os novos oficiais da corporação, dura três anos.
