×

Policial

Polícia Militar realiza solenidade de encerramento do I Curso Operacional de Rotam de Alagoas

Polícia Militar realiza solenidade de encerramento do I Curso Operacional

“Esforço contínuo, não somente força ou inteligência, é a chave para desbloquear nosso potencial”, a frase do estadista inglês Winston Churchill foi proferida pelo major Lima Neto, comandante do Batalhão de Radiopatrulha da PMAL, durante seu discurso na solenidade de encerramento do I Curso Operacional de Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam), realizada na tarde desta terça-feira, 14, na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM). Após 72 dias, dos 45 participantes que começaram as instruções, 33 seguiram firmes e concluíram o I COR.

Na ocasião, sob a presidência do secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Lima Júnior, os 33 novos rotamzeiros adentraram ao dispositivo de formatura e realizaram demonstrações técnicas do Patrulhamento Tático Motorizado, simulando situações onde foram empregadas ações de abordagem tática, conduta de patrulha e choque ligeiro, arrancando aplausos dos familiares e autoridades que prestigiaram o momento.

Após a execução do Hino Nacional, foram realizadas as entregas dos distintivos aos três primeiros colocados do curso: os tenentes Kelmany Márcio e Joacy Galdino, e o capitão Hiraque Agnes, em primeiro, segundo e terceiros lugares respectivamente. Em seguida os familiares e padrinhos dos demais formandos puderam também agraciá-los com o símbolo do curso. O comandante-geral, coronel Marcos Sampaio, parabenizou aos concluintes e destacou a importância da qualificação da tropa para melhoria do serviço ofertado a população alagoana.

“A especialização possibilita que os policiais militares adquiram além do conhecimento técnico, virtudes eminentemente éticas e não apenas técnicas, e a segurança necessária para atuar com disciplina e senso do dever, para cumprir a missão de um serviço imprescindível para a sociedade organizada”, enfatizou Sampaio.

Um dos momentos de emoção foi a entrega do símbolo da Rotam para os pais, a esposa e o filho do capitão Rodrigo Moreira, oficial do Batalhão que tombou em combate e não emprestou apenas o nome à Unidade, mas cumpriu fielmente o juramento feito à Bandeira Nacional em servir a sociedade alagoana mesmo com o risco da própria vida. Além deles, outras autoridades e pessoas da sociedade que contribuem para o engrandecimento do BPRp também receberam a estatueta.

O secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Lima Júnior, encerrou a solenidade parabenizando o idealizador do curso, tenente Grayson Samuel, destacando ainda que o caminho mais curto e mais brilhante para um serviço de excelência é o investimento na tropa através da formação e da especialização continuada.

Prestigiou a solenidade o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Adriano Amaral; o comandante da APMSAM, coronel João Marinho; o comandante do Policiamento da Capital, coronel Wilson da Silva; o chefe do Gabinete Militar do Governo, coronel Elvandro Omena ; o comandante do 3º BPM, tenente-coronel José Cláudio; o subcomandante da APMSAM, tenente-coronel Thúlio Emery; representando o 59º Batalhão de Infantaria Motorizada (59º BIMTz), capitão Melo Miranda; o presidente da Assomal, major Wellington Fragoso; representando a Capitania dos Portos, tenente Rosimeire Dantas; representando a Força Nacional, chefe da perícia Ladislau Brito; o delegado-geral da Adesg, Alexandre Moreira; Leonardo Falcão, representando a Braskem, além de oficiais e praças da corporação.

Sobre o I COR

A primeira turma do COR teve início no mês de abril e a sua implantação em Alagoas foi idealizada pelo tenente Grayson Samuel, da Radiopatrulha, que após realizar o II COR promovido pela Polícia Militar do Estado do Espírito Santo (PMES) apresentou a proposta ao comandante da RP na época, o tenente-coronel José Cláudio, que de imediato teve o aval do comandante-geral, hoje secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Lima Júnior, reafirmando o compromisso da instituição com o treinamento e capacitação continuada de seu efetivo.

O coronel R/R Hélio Bulgari, o tenente-coronel Albert Sardilli e o capitão Gentil Carvalho, da PM de São Paulo; o major Ronny Alves, de Goiás; o capitão Mário de Oliveira, do Espírito Santo; o capitão Nick Dantas e os soldados Francisco José e Severino Ferreira; ambos da PM de Pernambuco, além dos instrutores alagoanos, integraram a equipe de docentes do curso, transmitindo suas experiências e conhecimentos aos policiais militares alagoanos.

Dentre os conteúdos que foram abordados ao longo do curso constaram, entre outras disciplinas, Doutrina de Patrulhamento Tático (Rotam); Abordagem Tática; Choque Ligeiro; Tiro Tático; Patrulhamento em Áreas de Alto Risco; Balística; Bloqueio e Escolta; Noções de Artefatos Explosivos; Noções de Cinotecnia e Radiopatrulhamento Aéreo.

Entre os alunos concluintes do I COR, a soldado Nayara Condja destaca-se por ser a única policial feminina do curso que teve em sua carga horária intensos treinamentos e aulas práticas, exigindo dos alunos um excelente condicionamento físico e constante superação de limites.