×

Policial

Polícia Militar realiza aula inaugural do CATE 2011

O Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar de Alagoas iniciou hoje, dia 3, a 3ª edição do Curso de Ações Táticas Especiais – CATE 2011. Durante o curso, os alunos terão a oportunidade de obter conhecimentos em sobrevivência, mergulho, explosivos, operação na caatinga, tiro policial, entradas táticas, explosivo, operações em altura e com helicóptero.

Durante a solenidade de aula inaugural, o comandante do Bope, coronel Thúlio Emery, ressaltou a importância do curso na corporação. “Todos vocês, oficiais e praças, inscreveram-se de forma voluntária para o CATE e, ao término, deverão ostentar o símbolo das ações táticas especiais do Bope. Conquiste-o com garra e vigor”, enfatizou o oficial.

O secretário interino da Defesa Social, Washington Luís, relembrou o destaque do Bope em operações de alto risco. “O Bope da Polícia Militar de Alagoas é um grupo diferenciado e não fica atrás de nenhum outro Batalhão de Operações Especiais do país. Admiro a coragem dos policiais participantes e desejo êxito aos agentes de segurança pública voluntários nesta capacitação”, incentivou o secretário.

Como palestrante da primeira aula inaugural, o coronel Valdir Pereira falou do surgimento do CATE e as atividades desenvolvidas no curso. Ainda, estiveram presentes o diretor de ensino da corporação, coronel Mário da Hora, o ex-oficial do Bope e especialista na desativação de explosivos, major Pedro Moura, instrutores e oficiais do batalhão.

Durante o curso os alunos serão submetidos a verificações práticas e teóricas e avaliados com conceitos que vai de insuficiente ao excepcional. O término do CATE está previsto para o dia 18 de fevereiro. O corpo discente será composto por 36 policiais, com representação das polícias militares dos estados do Tocantins, Rondônia, Goiás, Rio Grande do Norte, do Amazonas e um policial rodoviário federal.