A Polícia Militar de Alagoas vai comemorar o Dia do Soldado, que transcorre nesta segunda-feira (25), de uma forma diferente dos anos anteriores, sem a tradicional formatura com desfile de tropas. A nova proposta trará inovações com apresentações artístico-culturais, ressaltando a cultura alagoana aliada às tradições militares.
O espetáculo, assim chamado pela corporação, terá início às 9 horas da segunda, no Teatro Gustavo Leite, no Centro de Convenções, em Jaraguá. Diversas autoridades militares e civis serão homenageadas com a outorga de medalhas do mérito, com destaque para a do “Mérito Institucional Zumbi dos Palmares”, a ser entregue pelo governador Teotônio Vilela Filho a personalidades que contribuíram de alguma maneira com seus esforços para engrandecer o nome da corporação perante a sociedade alagoana. Haverá também a outorga das medalhas do mérito operacional, administrativo, disciplinar, do tempo de serviço, além da medalha do “Mérito Tiradentes”.
Outro ponto de destaque no evento consiste na promoção de oficiais e praças que irão ascender aos postos e graduações, que vão de coronel a cabo. Seguindo as tradições do Colégio Tiradentes da Polícia Militar, os alunos que mais se destacaram em suas turmas também serão promovidos, já que cada aluno simbolicamente tem uma patente na escola.
Além das apresentações artístico-culturais, um grupo teatral formado por integrantes da Polícia Militar da Bahia fará uma apresentação. Muita música e algumas surpresas estão sendo ensaiadas pelo Centro Musical da PM, declarado no ano de 2012 como “patrimônio artístico, cultural e imaterial do Estado”.
De acordo com o assessor de Comunicação da PM, tenente-coronel José Maxwell, a proposta é inovar aproveitando o mês internacional do folclore, aliando-o as tradições típicas da caserna. “É um momento de muita alegria para nós militares, pois comemoramos a nossa natureza militar, já que todos nós somos soldados leais, como bem diz um de nossos lemas. Além disso temos a oportunidade de quebrar paradigmas e inserir elementos do folclore alagoano, celebrando também a cultura de nosso estado”, disse Maxwell.