A Polícia Militar de Alagoas formou na tarde desta sexta-feira (11) 30 novos aspirantes da corporação. Ao longo de três anos de academia, os então cadetes receberam instruções em tempo integral em mais de 80 disciplinas que contabilizaram 4.332 horas/aula. As instruções permearam os campos das ciências jurídicas, sociais e políticas e capacitaram a turma para a atividade policial ostensiva.
Nesta tarde, durante a solenidade, eles proferiram o juramento que simboliza o compromisso com a segurança pública, a ética policial militar e o respeito à hierarquia e à disciplina, pilares básicos da atividade militar. Autoridades e familiares dos alunos fizeram a entrega da espada, símbolo do oficialato na corporação.
O comandante-geral da PM, coronel Dalmo Sena, ressaltou que o final do curso não representa o término de uma etapa, mas o início. “Durante o período que permaneceram nos bancos escolares, vocês tiveram experiências marcantes, vivenciaram os valores da ética militar, aprimoraram o caráter e aprenderam a cultuar a disciplina, o respeito e a consideração entre si. Agora, estão respaldados por um atributo, a liderança militar, que os norteará ao longo dos anos na corporação”, disse aos formandos.
O primeiro colocado no curso, aspirante Adaildo Tenório Carmo, recebeu a espada das mãos do vice-governador do Estado, José Wanderley Neto, que reafirmou o compromisso dos formandos. “Abrace com responsabilidade essa nova missão”, disse ao aspirante, enquanto entregava a espada.
Nos próximos dias, os 30 aspirantes formados nesta tarde serão distribuídos nas unidades operacionais da capital e do interior e atuarão como comandantes de pequenas frações de tropa no policiamento ostensivo.
Participaram do evento, ainda, o comandante do 59º Batalhão de Infantaria Motorizada (59º BIMTz), tenente-coronel Cristiano Pinto Sampaio; o Secretário de Estado da Defesa Social, Paulo Rubim; o subcomandante da PM, coronel Luciano Silva; o superintendente da Polícia Federal em Alagoas, delegado Amaro Vieira Ferreira; oficiais e praças da corporação, além de familiares dos formandos.
