×

Sergipe

Polícia Militar divulga balanço das ações da CPTran em 2017

Na manhã desta última quarta-feira, 3, a Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran), da Polícia Militar, divulgou o balanço das ocorrências registradas na área metropolitana de Aracaju em 2017. Pelo segundo ano consecutivo, a unidade especializada contabilizou uma diminuição no número de acidentes de trânsito.

Em 2017, foram registrados 988 acidentes, contra 1.065 casos no ano anterior e 1.123 em 2015, resultando em uma redução percentual de 12,3%. Os dados são do Serviço de Atendimento à Acidentes de Trânsito (SAAT), setor da CPTran responsável pelo atendimento de sinistros ocorridos na capital e região metropolitana, os quais resultem em vítimas (lesão corporal ou resultado morte).

Outro dado positivo refere-se à “Lei Seca”. As estatísticas comprovam que a diminuição dos acidentes está associada à intensificação da presença da Policia Militar nas ruas. Dessa forma, também foi constatada uma redução significativa no índice de condutores enquadrados no artigo 165 do CTB, referente à condução sob influência do álcool.

Em 2016, foram flagrados 771 condutores, onde 188 destes, além de notificados, foram presos em flagrante por apresentar índice acima de 0,33mg/L no teste de etilômetro ou, no caso daqueles que mesmo recusando a realizar o teste, apresentaram indícios claros de embriaguez. No ano passado foram confeccionados 674 autos por embriaguez ao volante, resultando em uma diminuição de 12,58%. Além disso, 171 motoristas foram conduzidos à delegacia, uma redução de 9,04% .

Sobre as prisões por outros delitos, a CPTran de trânsito efetuou 316 flagrantes no ano passado, um aumento de 41%, comparado com o ano de 2016. Com destaque para 21 casos de porte ilegal de arma de fogo e 19 por tráfico de entorpecentes. Ainda no mesmo ano, 42 veículos com restrição de roubo/furto foram recuperados pela Companhia.

Para a capitã Cláudia, subcomandante da CPTran, é notável a mudança comportamental da sociedade na relação álcool e direção. Cada vez mais motoristas que consomem bebidas alcoólicas evitam conduzir veículos. A oficial ressalta que esta relação positiva pode ser constatada com a diminuição do fluxo de veículos, não só durante o réveillon, mas nos períodos em que acontecem grandes eventos.

A capitã lembra ainda que a sociedade vem entendendo positivamente que as ações da Companhia estão voltadas, sobretudo, para o serviço ostensivo, e não meramente fiscalizações de trânsito.