Capacitação é obrigatória para a ascensão na carreira dos subtenentes da Corporação - Foto: Assessoria
A Polícia Militar de Alagoas realizou nesta quarta-feira (12), a aula inaugural da edição 2025 do Curso de Habilitação de Oficiais (CHO). A solenidade aconteceu no auditório da Academia de Polícia Senador Arnon de Mello, no Trapiche.
Sessenta e seis subtenentes, sendo 64 da PM de Alagoas e dois da coirmã do Maranhão estiveram reunidos para dar o pontapé simbólico à capacitação. Além das boas-vindas, o evento contou com a entrega de homenagens a veteranos e aos responsáveis pela viabilização do CHO. A programação também incluiu uma palestra ministrada pelo tenente-coronel da reserva remunerada Luiz Santana, que teve como tema “Liderança, ética e excelência na administração pública”.
O evento foi presidido pelo comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, e contou com a participação de diversas autoridades militares e convidados civis, entre eles o comandante da Academia de Polícia, coronel Carlos Azevedo, a diretora de comunicação da PM, tenente-coronel Josiene Lima e o representante da diretoria de ensino, major Umbelino Em seu discurso, o comandante Paulo Amorim pontuou a importância da capacitação aos subtenentes:
“Esta capacitação tem um papel fundamental, pois prepara nossos subtenentes para desempenharem com excelência as missões inerentes ao oficialato. Além disso, representa uma oportunidade valiosa de renovação de conhecimentos, especialmente para aqueles que já possuem décadas de dedicação e experiência dentro da Corporação”, destacou o coronel.
.jpeg)
Já o coronel Carlos Azevedo reforçou o papel formador desempenhado pela Academia de Polícia: “A APM tem sido essencial na preparação e no aperfeiçoamento dos militares, contribuindo para que cada um esteja plenamente capacitado a exercer as responsabilidades do oficialato com conhecimento, liderança e compromisso com a missão da Corporação”, enfatizou o oficial.
CHO 2025
Com mais de 1.300 horas de instrução, a capacitação será realizada na modalidade híbrida, com atividades presenciais e remotas, por meio da plataforma SisEducar. As aulas serão distribuídas em 41 componentes curriculares nas áreas de gestão, conhecimentos jurídicos, técnicas e procedimentos policiais, comunicação e valorização profissional, além de atividades práticas e do Trabalho de Conclusão de Curso.
Agência Alagoas
