Após uma série de crimes em Piaçabuçu, envolvendo pessoas públicas na região e, por último, o vereador de primeiro mandato e agropecuarista, Antonio Cezar Carmo, 61 anos, conhecido por ‘Canvanvão’ (PSDB), a Cúpula de Segurança Pública do Estado resolveu entrar de vez nas investigações.
Oficialmente, a Polícia Federal entrou no caso nesta segunda-feira (22), para trabalhar em conjunto com o delegado Leonan Pinheiro, designado especialmente para o caso do legislador.
“Fui comunicado oficialmente da entrada da PF no caso ontem (22). Vamos trabalhar em conjunto. Só posso falar isso. As investigações seguem, porém, em segredo de Justiça e a determinação, nada deve ser divulgado para não atrapalhar”, disse o delegado titular da 88ª Delegacia de Polícia de Piaçabuçu.
O delegado não explicou o porquê da entrada da Federal no caso. E a superintendência da PF em Maceió, também não informou o motivo. Porém, divulgou apenas que o delegado será André Santos Costa.
Gecoc
Diante da repercussão do assassinato do vereador, o Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) também foi chamado para entrar no caso.
“O procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, determinou a entrada do Gecoc na investigação. E desde a semana passada, o Grupo passou a atuar, sob a coordenação do promotor Alfredo Gaspar de Mendonça. E a determinação, para não atrapalhar as investigações, nem para gerar especulações, nada deve ser divulgado a imprensa. Posso apenas falar que o Gecoc já esteve em trabalho de campo na cidade”, contou por telefone a assessora de imprensa do Ministério Público (MPE), Janaina Ribeiro.
Para à entrada da Polícia Federal e do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) nas investigações, ambos tiveram que ser 'convidados' pelo Governo de Alagoas.
O crime
Antonio Cezar Carmo, 61 anos, conhecido por ‘Canvanvão’ (PSDB), vereador de primeiro mandato, agropecuarista, advogado e também esposo da vice-prefeita de Piaçabuçu pelo segundo mandato, Lúcia Marinho da Silva Carmo (PSDB), foi emboscado e morto com diversos tiros de pistola e espingarda calibre 12.
O crime aconteceu por volta das 13h30min, do dia 10 deste mês, nas proximidades do povoado Lagoa Azeda, distrito de pesca pertencente ao município de Jequiá da Praia. Ao ser atingido pelos disparos, Antonio Cezar perdeu o controle de sua pick-up Nissan Frontier de cor branca e placa ORK-3635, vindo a despencar em uma ribanceira. Ele morreu no local do crime.