Material apreendido - Foto: Ascom/PF
A Polícia Federal em Alagoas cumpriu na manhã desta quinta-feira, 07 de agosto, a um Mandado de Busca e Apreensão expedido pela 15ª Vara Criminal da Capital, no âmbito de uma investigação sobre tráfico de drogas envolvendo o uso do serviço postal.
A operação teve início após a Gerência de Segurança dos Correios em Alagoas identificar uma encomenda suspeita, que foi retirada do fluxo postal por indícios de conter substância proibida. Encaminhado para perícia da Polícia Federal, o pacote revelou-se contendo aproximadamente 534 gramas de maconha (Cannabis sativa).
As investigações avançaram e, por meio da análise de registros e ocorrências similares na capital alagoana, os policiais federais identificaram uma segunda encomenda ligada ao caso. Nessa nova correspondência, foram encontrados cerca de 100 gramas de haxixe, também destinados a um endereço em Maceió. Apesar de o local de entrega ser diferente, há indícios de que ambas as remessas tinham o mesmo destinatário.
A ação policial foi batizada de Operação Clique-Retire, em referência ao serviço oferecido pelos Correios que notifica os destinatários sobre a chegada de suas encomendas via SMS. Para retirar a mercadoria, é necessário apresentar um documento com foto, o que reforça, segundo os investigadores, a ousadia e a aparente certeza de impunidade por parte do suspeito.
O investigado poderá responder pelo crime de tráfico de drogas, cuja pena pode chegar a até 15 anos de reclusão. As investigações continuam em curso para apurar todos os envolvidos no esquema.
