×

Sergipe

Polícia e Conselhos Tutelares de Aracaju firmam parceria

Uma aproximação para melhorar o atendimento da polícia em casos envolvendo crianças e adolescentes. A Polícia Militar e os Conselhos Tutelares de Aracaju passaram a estreitar relações e integrar suas atividades, a partir de uma série de reuniões entre as partes. Uma delas, ocorrida recentemente, contou com a presença de conselheiros dos cinco distritos que abrangem o município, comandantes de todas as companhias e batalhões da PM na capital e supervisores de operações do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp).

O objetivo do primeiro encontro foi aumentar o entrosamento das duas instituições em casos de violência contra menores de 18 anos, principalmente em situações previstas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. “Nós detectamos uma carência que existia no atendimento dos PMs em ocorrências com adolescentes. Havia uma dificuldade em encontrarmos os conselheiros tutelares de plantão, principalmente à noite e madrugada. Por conta disso, o trato especial que esta matéria exige nem sempre era feito da forma correta”, relata o capitão Walcyr Mendonça, um dos supervisores de operações da PM no Ciosp.

Segundo Walcyr, tanto conselheiros tutelares quanto policiais militares tiveram a oportunidade de apresentar e esclarecer detalhes sobre suas atividades, rotinas e procedimentos de trabalho. Também foram respondidas dúvidas de policiais e conselheiros quanto a procedimentos previstos em ocorrências envolvendo crianças e adolescentes, desde a detenção de autores de atos infracionais até situações mais complicadas, como abandono de crianças pelos próprios familiares.

Em seguida, os dois lados trocaram contatos telefônicos e outras informações, afim que ambos possam ser acionados em ocorrências no menor tempo possível. “Estamos buscando formas de somar esforços e melhorar nosso trabalho de combate à violência contra as crianças e adolescentes, que exige um tratamento especial e qualificado”, avalia o capitão.

Para o coordenador do Conselho Tutelar do 4º Distrito, Maguinaldo Santos, a reunião de hoje “foi a realização de um sonho, pois para nós conselheiros firmar uma parceria com a polícia para garantir os direitos de crianças e adolescentes vítimas ou infratoras significa uma vitória da sociedade”, explicou.

O coordenador ressalta que em data ainda a ser definida será marcado um grande encontro com Secretarias de Inclusão Social do Estado e do Município, Conselhos Tutelares e Polícias Civil e Militar para traçar um planejamento de trabalho envolvendo crianças e adolescentes. O Conselho Tutelar do 4º Distrito atende os bairros Cidade Nova, 18 do Forte, Porto Dantas, Palestina e adjacências.