A Polícia Civil de Sergipe deflagrou nesta quinta-feira, 24 de outubro, a Operação Bravateiros em Neópolis, dando continuidade à investigação de um homicídio ocorrido em 2022. Coordenada pela Delegacia Regional de Neópolis, a ação cumpriu quatro mandados de prisão e realizou buscas e apreensões, visando aprofundar o caso.
De acordo com o delegado Kherton Rafael, o crime aconteceu em 23 de agosto de 2022, nas proximidades de um condomínio no centro da cidade. “A vítima foi surpreendida por homens armados e assassinada a tiros”, detalhou o delegado.
Durante o cumprimento dos mandados, um dos investigados foi flagrado com posse de maconha, além de cápsulas de munição. “Isso reforça o contexto do uso de armas de fogo pelos envolvidos”, explicou Kherton Rafael.
Além disso, motocicletas foram apreendidas para verificação, já que os criminosos utilizavam esses veículos para cometer o crime. “Motocicletas eram o principal meio de transporte dos investigados durante a prática criminosa”, acrescentou o delegado.
A operação contou com o apoio de equipes de várias delegacias regionais, incluindo Neópolis, Ilha das Flores, Brejo Grande, Japoatã e Pacatuba, além de contar com a 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (5ª CIPM).
Origem do nome “Bravateiros”
O termo “bravateiros” refere-se a pessoas que fingem coragem ou valentia com o objetivo de intimidar, sem de fato possuir essas qualidades. No contexto da operação, os criminosos seriam comparados a esse tipo de perfil, mostrando uma falsa valentia ao emboscarem a vítima em um ato de covardia.