×

Policial

Polícia Civil prende líder de esquema milionário no “golpe do camarão” em Coruripe

Operação Frutos do Mar da PCAL desarticula organização criminosa que aplicava golpes em Alagoas e em Pernambuco - Foto: Reprodução

A Polícia Civil de Alagoas deflagrou nesta quarta-feira, 03 de setembro, a Operação Frutos do Mar, que desarticulou um esquema milionário de estelionato envolvendo falsas promessas de lucros com investimentos no comércio de camarões. A ação resultou na prisão do suposto líder da organização criminosa, em Coruripe, no Litoral Sul do estado.

De acordo com a Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), o grupo se apresentava como uma empresa legítima de venda de frutos do mar, mas, na prática, aplicava golpes que atraíram dezenas de vítimas em Alagoas e Pernambuco.

Ainda segundo a polícia, os criminosos prometiam altos rendimentos em curto prazo. Em um dos casos, uma vítima chegou a investir cerca de R$ 4 milhões acreditando que receberia R$ 6 milhões em retorno — valor que nunca foi pago. Para sustentar a fraude, os golpistas emitiam cheques pré-datados, todos sem fundos.

Ao todo, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão em Maceió, Marechal Deodoro, Arapiraca, Coruripe e em cidades de Pernambuco. Durante a operação, veículos foram apreendidos e a Justiça determinou o bloqueio de contas bancárias ligadas aos investigados.

As investigações revelaram que, embora o grupo realmente movimentasse a venda de frutos do mar, os recursos recebidos de investidores eram usados para alimentar o próprio esquema e para lavagem de dinheiro. Até o momento, oito pessoas são investigadas.

O delegado José Carlos, responsável pelo caso, informou que a operação segue em andamento para identificar novas vítimas e aprofundar o rastreamento do patrimônio dos suspeitos.