
Delegado Rômulo Andrade, titular da Delegacia Regional de Penedo - Foto: reprodução
Agentes da Polícia Civil, coordenados pelo delegado regional Rômulo Andrade, deflagraram na manhã desta quinta-feira, 20 de março, uma operação para prender uma quadrilha que cometia golpes contra idosos em Penedo, Igreja Nova, Coruripe e mais três municípios de Alagoas.
De acordo com o delegado Rômulo Andrade, além dos municípios da região Sul, o grupo também agia em Palmeira dos Índios, Estrela de Alagoas e Campo Alegre, sempre com o mesmo modus operandi, que envolvia a promessa de receber benefícios sociais, como cestas básicas ou o Bolsa Família.
O delegado destacou que os criminosos se aproximavam das vítimas prometendo benefícios e dizendo que, para serem contempladas, elas precisavam fornecer documentos e dados bancários e pessoais aos golpistas. Além disso, eles tiravam fotos dos rostos dos idosos, que, na verdade, serviam para o reconhecimento facial, uma medida obrigatória para a concessão de empréstimos.
“Eles já vinham com links de empréstimos de financeiras pré-aprovados e, com esse reconhecimento facial e os documentos, acabavam aprovando empréstimos em nome desses idosos. Eles acessavam as contas dessas vítimas e realizavam novos empréstimos, sacando todo o dinheiro disponível nas contas”, explicou o delegado.
Ainda segundo Rômulo Andrade, até o momento, dois idosos de Penedo que foram vítimas da quadrilha já foram localizados. Porém, o número de pessoas lesadas na região pode ser maior do que o já constatado até o presente momento das investigações, que seguem em andamento.
Rômulo Andrade ressaltou ainda que a prisão do casal registrada nesta quinta-feira, 20, aconteceu no município de Palmeira dos Índios, em cumprimento a mandados expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital. Outros dois suspeitos conseguiram fugir, mas seguem sendo procurados. Todos deverão responder pelos crimes de estelionato, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
“Apreendemos um vasto material com os envolvidos, o que revelou que a quadrilha é bem maior do que se imaginava. Vamos aprofundar as investigações e solicitar à Justiça a expedição de novos mandados, para que possamos prender todos os membros desse grupo criminoso”, complementou o delegado.