A Polícia Civil de Alagoas investiu recentemente R$ 1,5 milhão na aquisição de mobiliário diverso, que será distribuído entre suas diversas unidades. O investimento faz parte da política de melhoria do atendimento ao público e das condições de trabalho de delegados e policiais civis, colocada em prática pelo delegado-geral Paulo Cerqueira.
A delegada Kátia Emanuelly, superintendente de Planejamento, Orçamento e Finanças da instituição, destaca que o mobiliário foi adquirido com recursos próprios e resulta de um grande esforço da atual direção. “Conseguimos fazer alguma economia com a redução de gastos e, assim, foi possível realizar essas aquisições”, disse ela.
Entre os lotes adquiridos estão armários tipo roupeiro, armários de segurança para armas e munições, camas beliches, colchões, birôs, estantes em aço aberta, ar-condicionado e sofás-cama. O material começa a ser distribuído às delegacias da capital e interior, centrais de flagrante e departamentos no mês de janeiro, de acordo com a cronologia dos processos de requisição encaminhados à Gerência de Patrimônio. Aldo Campos, responsável pelo Setor de Patrimônio, informou que a mobília já começou a ser montada para que seja iniciado o cronograma de distribuição.
Como parte do planejamento estratégico da Superintendência, já estão em andamento os processos para a compra, no próximo ano, de novos materiais, entre eles, geladeiras, bebedouros e ventiladores, além daquele que já foi adquirido este ano.
A delegada revelou ainda que, recentemente, firmou parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) para manutenção de uma área comum, na sede Delegacia-Geral, para reciclagem de dejetos, coleta seletiva e capacitação de pessoal. “Estamos engajados na luta pela preservação do meio ambiente e a parceria é uma colaboração nesse sentido”, afirmou.
A instituição adquiriu também um digitronco com 100 canais para o trabalho realizado pelo Núcleo de Inteligência (NI) e conseguiu aumentar a velocidade dos serviços de internet.
O delegado Paulo Cerqueira ressaltou ainda os investimentos na ordem de R$ 1,5 milhão na aquisição de 24 viaturas que irão beneficiar as doze cidades consideradas mais violentas do Estado, por meio de convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério do Trabalho. O mesmo convênio permitiu igualmente a aquisição da primeira DelegaciaMmóvel de Alagoas, que já se encontra em atividade.
“Implementamos uma política de gestão pautada na seriedade com os recursos públicos e do não desperdício. Dessa forma, conseguimos otimizar recursos e investir em áreas que necessitavam com maior urgência. É claro que não foi o suficiente para suprir todas as demandas, mas continuaremos nessa filosofia de trabalhar sério e com austeridade para aumentar cada vez mais a possibilidade de investir nas unidades da Polícia Civil, visando proporcionar um ambiente com mais condições, para que o policial possa desenvolver suas atividades, bem como melhorar sempre o serviço prestado à sociedade alagoana, conforme determina o governador Renan Filho e o secretário de Estado de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto”, destacou o delegado-geral Paulo Cerqueira.
