×

Policial

Polícia Civil debate segurança em Marechal Deodoro

A Polícia Civil participou de uma audiência pública, na manhã desta sexta-feira, realizada pela Câmara Municipal de Marechal Deodoro para discutir assuntos de segurança pública do município, como sugestão do vereador Cláudio Roberto Ayres da Costa. O evento aconteceu no auditório do IFAL/Campus Marechal Deodoro, com as presenças dos vereadores, representantes da sociedade civil, autoridades e especialistas na área de segurança.

A proposta da audiência foi apresentar detalhes técnicos de segurança e diagnosticar a situação da segurança em Marechal Deodoro, com a experiência dos órgãos de segurança do Estado, visando à reprogramação estratégica da máquina pública para se chegar a uma solução que intensifique o combate ao crime no município. Os participantes fizeram também uma projeção de cenários futuros para a segurança pública do município e uma avaliação detalhada de algumas ocorrências policiais que repercutiram na região. O encontro encomendou uma carta, que deve culminar com ações votadas à área segurança do município e será instrumento para a criação de outras medidas.

A Polícia Civil enviou o delegado de Marechal Deodoro, Alcides Andrade, para representar o delegado-geral, Paulo Cerqueira, para participar da audiência pública. Assim como a grande maioria dos presentes, o delegado do município destacou que as instituições policiais têm uma carência muito grande de efetivo policial.

O delegado Andrade disse que a delegacia do município vem dando conta do recado com grande esforço dos policiais e chega a apurar cerca de 70% dos crimes denunciados na sua circunscrição. “A população pode contribuir com o trabalho da polícia, através do disque denúncia 181. O anonimato da pessoa que faz a denuncia é assegurado e quanto mais detalhes a população informar ao policial, maiores serão as chances de sucesso nos trabalhos de investigação”, comentou.

Na ocasião, o delegado Antônio Carlos Lessa falou sobre os serviços oferecidos pelo aparelho de segurança pública no Estado, além da necessidade de um maior investimento nas guardas municipais. “O guarda municipal pode ser um grande parceiro do policial, no trabalho de investigação da Polícia Civil e no combate ao crime nos municípios alagoanos.

Os estudos comprovam que esta parceria poderá ser focada em ações que visam o aparelhamento da segurança pública das cidades”, assegurou.

O vereador Abelardo Leopoldino, que também é delegado da Polícia Civil e presidente da Câmara Municipal de Marechal Deodoro enalteceu a iniciativa do vereador Cláudio Roberto em promover a audiência. Ele sugeriu ainda que sejam direcionados projetos para a segurança pública do município, que tem o turismo como forte potencial econômico.

”Observamos a pouca presença nesta audiência dos representantes do movimento social do município, onde foram convidadas 15 entidades e só compareceu apenas duas, num momento como este que a experiência destes profissionais da área de segurança – que estão presentes – pode proporcionar a elaboração de projetos e medidas para melhorar o sistema de segurança pública do nosso município, com a participação de todos”, afirmou.

Também participaram da audiência o deputado estadual Sérgio Toledo, Iolanda Gomes de Alcântara Romero, vice-prefeita de Marechal Deodoro, capitão Luiz Santos (representado comandante-geral da PM, coronel Dimas Barros), capitão Renilson Dantas, comandante da PM em Marechal Deodoro, coronel Jorge Ferreira, comandante da Guarda Municipal de Marechal Deodoro e Calixto Lima, secretário de Cultura de Marechal Deodoro.