A Polícia Civil de Sergipe, através da Delegacia Regional do município de Estância, concluiu nesta terça-feira, 27, o inquérito policial que apurou um acidente automobilístico ocorrido em uma estrada do povoado Fonte Nova, que liga os municípios de Estância e Boquim. Na oportunidade, um caminhão que transportava cerca de 30 trabalhadores da lavoura de laranja tombou no momento em que transitava por uma ponte de madeira, causando a morte de sete trabalhadores.
O delegado regional da cidade de Estância, Marcelo Hercos, informou na manhã desta quarta-feira, 28, que quatro pessoas foram responsabilizadas pelo acidente e responderão pelos crimes de homicídio culposo, lesão corporal culposa, coação no curso do processo e exposição ao perigo de vida de outros. Os gerentes da empresa beneficiadora de laranja, José de Jesus Santos e Gleidinaldo Silva de Andrade, o motorista Francisco dos Santos e o dono da beneficiadora, Adam Antônio de Oliveira responderão pelo crime.
“O acidente foi um fato que chocou a sociedade sergipana. Ontem à noite, concluímos o relatório desse procedimento e quatro pessoas estão sendo responsabilizadas, cada um na sua proporção daquilo que entendemos que foi de sua responsabilidade”, explicou o Hercos. O delegado afirmou, ainda, que o procedimento será encaminhado ainda hoje para o Poder Judiciário, que tomará as providências cabíveis. “Esse tipo de crime não permite em regra a prisão dos acusados pela polícia. O trabalho se conclui e hoje o procedimento será encaminhado para a Justiça que decidirá a partir de agora os caminhos que serão trilhados”, finalizou Marcelo.
Acidente
O acidente aconteceu por volta das 18h30 de segunda-feira, dia 31 de maio deste ano, em uma estrada do povoado Fonte Nova, que liga os municípios de Estância e Boquim. Um caminhão que transportava cerca de 30 catadores e centenas de quilos de laranjas tombou em uma ponte de madeira provocando a morte de cinco homens e duas mulheres.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual, a ponte não suportou o peso do caminhão e cedeu. Os trabalhadores que viajavam em cima da carroceria foram atingidos pela carga. Equipes do Samu Estadual, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar foram acionadas e fizeram o resgate às vítimas. Onze vítimas com ferimentos leves foram levadas ao Hospital Amparo de Maria, em Estância, e outras cinco encaminhadas ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), em Aracaju, com maiores gravidades, inclusive o motorista que sofreu fratura em uma das pernas.