O cronograma de um grande projeto de reforma das delegacias de polícia em Alagoas foi anunciado nesta quarta-feira (03) pelo delegado-geral da Polícia Civil, Marcílio Barenco, que destacou ainda o trabalho de recuperação dessas unidades policiais, já executado nos últimos dois anos.
O delegado-geral disse que parte dos serviços será realizada com recursos do Banco Mundial, provenientes do empréstimo feito pelo Governo do Estado, em dezembro passado. Do total de R$ 340 milhões, cerca de R$ 2 milhões devem ser utilizados nesses serviços.
Este projeto prevê a recuperação dos prédios das delegacias dos municípios litorâneos da Grande Maceió, situadas entre Barra de Antônio e Barra de São Miguel. A primeira delas será a da cidade de Paripueira.
Em 2009, segundo Marcílio Barenco, doze delegacias foram recuperadas com recursos próprios, entre elas a Central de Polícia de Maceió – instalada em um amplo edifício, na Avenida Assis Chateaubriand, no bairro do Prado -, e que introduziu um novo modelo de atuação da instituição com o funcionamento, em um mesmo local, de três delegacias plantonistas.
Também passaram por reformas, segundo a delegada Fabiana Leão, diretora da Coordenadoria Setorial de Gestão Administrativa e das Finanças (CSGAF), as casas de custódia I e II (Farol e Jacintinho); 7º (Pitanguinha), 8º (Benedito Bentes) e 9º Distritos da Capital; Delegacias de Defesa da Mulher I e II; Divisão Especial de Recursos Especiais; e das cidades de Porto Calvo e Rio Largo e Viçosa.
Por meio de parcerias com as Prefeituras Municipais, a PC também reformou e instalou a Central de Polícia de Arapiraca nos mesmos moldes da Central da Capital, além das delegacias de Campo Alegre, Batalha e Paulo Jacinto.
Este ano, com recursos próprios, a instituição está com obras em andamento nos 4º e 5º Distrito da Capital e na Delegacia Regional de Arapiraca, enquanto as delegacias de Monteirópolis, Murici, São Miguel dos Campos, Cajueiro, Penedo e Messias e do 25 DP (Rio Largo) recebem as melhorias num trabalho de parceria com os municípios.
Estão previstas ainda, para 2010, as reformas das delegacias de Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Maceió), Japaratinga, Satuba, Matriz de Camaragibe, Delmiro Gouveia, Santa Luzia, Coqueiro Seco, Piaçabuçu, União dos Palmares, Novo Llino, Colônia de Leopoldina, Jundiá, Palmeira dos Índios, Flexeiras, Ibateguara e Atalaia.
O delegado Marcílio Barenco adantou que delegacias de Arapiraca e Penedo devem ser entregues, totalmente recuperadas, ainda no mês de março.
