Agentes da delegacia de Penedo abortaram mais uma tentativa de fuga do xadrez recordista em escapadas de presos ocorridas em 2009 nas regionais de Alagoas. Na tarde desta quarta-feira, 21, o plano frustrado teria como líder José Daniel Monteiro dos Santos, que responde por homicídio e estava foragido até o mês passado, quando foi recapturado em Traipu, outro município situado na região do Baixo São Francisco.
A fuga abortada nesta quarta-feira (21) teria como ponto de partida um túnel que começou a ser escavado na cela sete, ocupada por Daniel Monteiro e mais cinco detentos. Daniel executou em dezembro de 2009 um comerciante quando tentou matar sua ex-mulher, crimes registrados na praça Costa e Silva, situada em área da feira livre de Penedo.
De acordo com o chefe de serviço da delegacia regional de Penedo, Edenildo Macena, quatro telefones celular e carregadores dos aparelhos foram localizados nas celas durante revista realizada com apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) do 11º BPM. A apreensão reforça a suspeita de fuga planejada com participação de pessoas de fora, provavelmente com uso de carro para deslocamento para o esconderijo ou até mesmo com destino a outros municípios.
A última fuga na delegacia de Penedo aconteceu em maio deste ano, quando o detento Aldo Silva Santos, 29 anos, preso em abril, conseguiu serrar as grades da cela em que se encontrava. Aldo foi recapturado em Piaçabuçu e causou um verdadeiro estardalhaço quando fez revelações relacionadas ao roubo de armas que aconteceu no fórum de Penedo. Por conta da gravidade das denúncias, o preso foi incluído no Programa de Proteção à Testemunha.