×

Cultura

Poesia, música e artes visuais se misturam no Papel no Varal

Após dar um banho de poesia na cidade de Maceió, o Projeto Papel no Varal inicia um novo ciclo de atividades com a Maratona Poética Papel no Varal – Ano II. O evento vai contar com sarau festivo com 3h de duração e diversos poemas pendurados no tradicional varal de sisal com a participação de diversos músicos e intérpretes, que vão intercalar aos versos, melodias e performances variadas. Em paralelo, haverá a exposição de fotografias “Memória suspensa”, de Alice Jardim. O evento acontecerá neste domingo, 16 de maio, às 17h, no Orákulo Chopperia.

A música do sarau vai contar com a canja de todos os artistas que já passaram pelo palco do Papel no Varal durante um ano de projeto: Júnior Almeida, Cris Braun, Mácleim, Leureny, Fernando Marcelo, Gustavo Gomes e Ezra. Depois do show, tem palco aberto para os músicos darem a sua canja.

“Festejaremos o início do segundo ano de projeto com um formato especial: o dobro de poemas e muito mais música com os parceiros do Projeto no primeiro ano. Será um dia de celebrarmos a poesia”, comenta o idealizador do projeto, Ricardo Cabús.

EXPOSIÇÃO – Várias cidades alagoanas foram tema da exposição “Memória suspensa”, da fotógrafa, designer e videomaker Alice Jardim, que participa pela primeira vez de uma exposição individual. As fotos retratam como os varais (vazios ou com roupas penduradas) estão dispostos na paisagem. Para Alice Jardim, os personagens das fotografias são os próprios varais, e a ideia de retratar esse ambiente surgiu pelo processo natural de registro do cotidiano. A exposição vai contar com 11 fotografias em tamanhos variados, que foram tiradas entre 2008 e 2010, em Alagoas.

O PROJETO – O formato do Projeto Papel no Varal iniciou em março de 2009, em Maceió, a partir do lançamento do Programa Minuto de Poesia (no ar na Rádio Educativa FM, 107.7MHz, em Maceió-AL), criado por Ricardo Cabús, idealizador do projeto. Além da intervenção urbana em comemoração a um ano de projeto, já foram realizados 13 saraus em diversos bares, livrarias e espaços culturais de Maceió.