Inciativa contempla famílias em risco de vulnerabilidade social
Nesta quarta-feira 07, a Prefeitura de Porto Real do Colégio, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou mais uma entrega de cestas nutricionais a gestantes indígenas na aldeia Karirí-Xocó, localizada na zona rural do município. A inciativa e do programa alagoano: “Projeto Destinado À Complementação Alimentar de Gestantes em Situação de Vulnerabilidade Social e Insegurança Alimentar e Nutricional”.
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Porto Real do Colégio, vem inovando na implantação de um polo nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS I e II com ações itinerantes na aldeia Karirí-Xocó, sendo este polo responsável pela funcionalidade de alguns serviços e programas de cunho social, visto que, os indígenas colegienses precisavam se deslocar da Aldeia citada acima para poder participar de alguma ação, serviço ou programa ofertado pela Semas.
Além disso, há a entrega do ‘Leite Solidário’, programa estadual ofertado as famílias em situação de vulnerabilidade social, como também, os núcleos referentes ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV – Antigo PETI e PROJOVEM Adolescente), também fazem parte do polo.
O Programa de Proteção Social Básica tendo por objetivo contribuir para a prevenção de situações de risco social, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Destinado à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros) e/ ou fragilização de vínculos afetivos – relacionais e de pertencimento social (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras). Prevê o desenvolvimento de serviços, programas e projetos locais de acolhimento, convivência e socialização de famílias e de indivíduos, conforme identificação da situação de vulnerabilidade apresentada.
O prefeito Sérgio Reis ressaltou a importância de levar até os indígenas colegienses os serviços e programas sociais ofertados no município, e com isso dá o total apoio, garantindo os direitos de todos.
