Empresas inseridas podem também participar de licitações e captar recursos
A Prefeitura de Porto Real do Colégio, através da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer, cadastrou os empresários da cidade que atuam no segmento turístico, ao Cadastro do Ministério do Turismo (Cadatur).
Foram inseridas ao programa, pousadas, restaurantes, bares e o parque aquático Sonho Real, único do segmento em todo o Baixo São Francisco, que atrai milhares de turistas mensalmente ao município de Porto Real do Colégio.
“O parque tem sido muito importante na condição de atrair turistas para a nossa cidade. O empresário merece reconhecimento pela ousadia e empreendedorismo”, observou o secretário de Turismo, José Carlos Dias, responsável pelo levantamento.
O Cadastur é um sistema que está disponibilizado na internet e tem como finalidade possibilitar o cadastro de empresas prestadoras de serviços turísticos e profissionais da área, de acordo com especificações da legislação. O programa de se destacado como uma excelente ferramenta de divulgação e marketing, pois disponibiliza informações quanto à prestação de serviços das empresas e profissionais do turismo.
As empresas inseridas participam de feiras, eventos, licitações, projetos e programas promovidos pelo poder público. Dispõem ainda de financiamentos e obtêm subsídios junto aos bancos oficiais para reforma e construções de empreendimentos. O cadastramento pode ser feito via internet ou Secretaria de Estado do Turismo.
Em se tratando de cadastros, existe o Sistema de Convênios do Governo Federal (Sincov), que para o município conseguir recursos federais é necessário ter pelo menos dois empresários inseridos ao Cadastur.
O prefeito enfatizou a grande importância de um turismo sustentável no munícipio de Porto Real do Colégio, porque o segmento gera empregos diretos e indiretos e, contribui muito com o desenvolvimento da economia do município.
