Pauta principal do encontro foi à rede elétrica que alimenta a aldeia
Aconteceu nesta quinta-feira (10), no posto de saúde da Aldeia Kariri Xocó, uma reunião entre o prefeito Sérgio Reis e as lideranças indígenas. Onde o objetivo foi à discussão do problema da rede elétrica da Aldeia, que tem mais de cinquenta anos e nunca passou por uma manutenção, desde a extinta Ceal, até a Eletrobras.
Os problemas vêm aumentando com passar dos anos para a população indígena e os transformadores não estão dando conta do demanda. Cabos elétricos um a vez ou outra estão se partindo, o que pode ocasionar um grave acidente para com o índios.
E a grande preocupação do prefeito Sérgio Reis e das lideranças indígenas, é que já foi assinada pela sua gestão a ordem de serviço para a construção de 300 casas pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) e as obras estão em andamento. E os problemas da rede elétrica irão aumentar a demanda de mais 300 unidades habitacionais.
Estiveram presente à reunião, o antropólogo do Ministério Público Federal, Ivan Soares, o coordenador da Funai em Alagoas, Frederico Vieira Campos, o vereador Uilio e o representante da Funai em Porto Real do Colégio, Welton. Além do secretário de Turismo, José Carlos Dias e as representantes da Secretaria Especial de Saúde Indígena, Tatiana, Josefa Jatobá, Eduarda Cavalcante.
Uma nova reunião vai acontecer no dia 31 de outubro, que vai contar com a direção da Eletrobras Distribuição Alagoas.
